Como limpar a fundo todo o lixo presente no iOS

Compartilhe

E quem disse que o iOS não tem lixo a ser limpado? É claro que tem!

Nesse post, vamos mostrar como você pode liberar espaço no iPhone, otimizando o uso do dispositivo e aproveitando melhor as capacidades do seu hardware.

 

 

 

Elimine aplicativos e deixe que eles se eliminem

 

A apagar os aplicativos que você não usa é um passo básico, mas se você não se lembra quando utilizou um app pela última vez, essa informação está no item Armazenamento do iPhone. Você pode ativar o recurso de remoção automática de apps não utilizados há muito tempo (e, acredite, não são poucos). Os documentos e dados dos apps permanecem salvos, para você não perder esse conteúdo em caso de reinstalação.

 

 

 

Cuidado com o WhatsApp

 

O seu WhatsApp pode ser um grande vilão na hora de ocupar espaço de armazenamento do iPhone. Pense nos áudios, fotos, vídeos, GIFs e todas as coisas inúteis enviados por seus amigos durante as conversas, e você vai entender o que eu estou falando.

Vamos dar um jeito nisso?

No WhatsApp, vá em Ajustes > Dados e Armazenamento > Uso do armazenamento. Acesse Conversas > Gerenciar. Então, apague os dados que você considera inúteis dentro das conversas.

 

 

 

Envie conteúdos para a nuvem e apague arquivos locais

 

Existem alternativas gratuitas e com compressão de dados mínima, assim, como o iCloud tem planos econômicos. Dessa forma, não apenas você tem um backup para manter tudo a salvo caso um desastre aconteça com o seu iPhone, como também tem uma ponte para manter suas fotos intactas no caso do Google Fotos, caso você queira sair do iPhone e migrar para o Android.

Não importa qual ferramenta você vai utilizar, faça um backup de fotos e vídeos na nuvem para liberar o espaço de armazenamento consumido pela sua galeria. O seu iPhone vai agradecer.

 

 

 

Apague o Live Photos

 

É uma função bem chamativa do iPhone, que faz várias fotos para obter clipes curtos de vídeo. Obviamente, essa imagem ocupa mais espaço que uma foto isolada, e se você não utiliza muito esse recurso, desative o mesmo para obter mais espaço. Basta clicar no ícone correspondente ao Live Photos na parte superior direita da interface do app de câmera e desativar a funcionalidade.

 

 

 

 

Apague os dados de outros apps

 

O item Outros pode acabar com a memória interna do iPhone. E o que são os Outros? Histórico de arquivos, cookies, arquivos temporários, dados de sistema, vozes do Siri e outros.

Apague individualmente os dados dos aplicativos que armazenam mais informações, onde o iOS salva tudo de forma automática, sem liberar esses dados sozinho.

 

 

 

Restaure o iPhone (o pior cenário possível)

 

Se tudo o que você tentou até agora não funcionou ou a situação está insustentável, não resta outra alternativa a não ser restaurar o seu iPhone. Vá em Ajustes > Geral, e acesse a opção para restaurar o dispositivo. Para limpar o iPhone por completo, selecione a opção para apagar ajustes e conteúdos.

De qualquer forma, recomendamos não realizar nenhuma restauração e começar a configurar o iPhone do zero, já que em muitas ocasiões as cópias de segurança restauradas podem causar problemas. Realize os procedimentos por sua conta e risco.


Compartilhe