Compartilhe

Em tempos onde muitos discutem sobre a segurança e privacidade dos nossos dados pessoais, alguns usuários não se sentem tão confortáveis ao utilizar as extensões do Chrome que contam com acesso total a todos os sites que visitamos. E uma das formas de manter a sua navegação segura – e os seus dados por tabela – é restringir o acesso dessas extensões apenas aos sites onde queremos utilizar tais recursos, ou aqueles onde realmente a extensão é útil.

Essa consciência maior sobre as questões de segurança por parte dos usuários em seus computadores é algo muito positivo, e mostra uma maior maturidade do coletivo sobre o seu comportamento na internet e com equipamentos informáticos. Muitos já desconfiam ao instalar um aplicativo que, na teoria, é apenas uma calculadora, mas que pede permissão para acessar contatos e fotos.

Logo, é normal desconfiar de qualquer extensão do Chrome que pede permissão para acessar e modificar dados de todos os sites que visitamos. Mesmo que o desenvolvedor seja de confiança, não há qualquer garantia que uma atualização futura integre intenções maliciosas.

A boa notícia é que sempre existe uma solução para esse tipo de problema. É possível restringir o acesso das extensões, que só são ativadas quando clicamos na extensão específica, ou determinamos quais sites elas podem acessar.

 

 

 

 

O método mais simples e prático

 

1. Clique no botão direito sobre o ícone da extensão em questão.
2. No item que indica que a extensão pode ler e modificar os dados do site, altere o item que indica que isso acontece em todos os sites para o item que determina que a mudança só acontece quando você clica na extensão. Assim, a extensão só vai acessar o site atual quando clicamos nela uma vez.

 

 

Para conceder ou remover o acesso a sites específicos

 

1. Acesse o endereço chrome://extensions/ (ou vá em Menu > Mais Ferramentas > Extensões).
2. Clique em Detalhes na extensão escolhida.
3. Na seção que indica o acesso ao site, confirme que está selecionado o item que determina que é válido para sites específicos.
4. Na seção Permissões, adicione ou remova os sites.

Dessa forma, o usuário pode ficar mais tranquilo ao saber que cada extensão só terá acesso aos sites indicados pelo próprio usuário, e não em todas as páginas acessadas.


Compartilhe