Como liberar a RAM no smartphone Android com eficiência | TargetHD.net TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content

Como liberar a RAM no smartphone Android com eficiência

Compartilhe

A RAM é tão importante quanto o processador e o armazenamento em um smartphone (ou qualquer outro equipamento informático). É ela a responsável pela fluidez do software no dispositivo, e cuidar desse item pode determinar o encontro do usuário com uma ótima experiência com o dispositivo.

Por isso, é interessante conhecer algumas dicas para melhorar o desempenho da RAM do smartphone para melhorar o desempenho do dispositivo como um todo. São dicas simples e práticas, que qualquer usuário pode realizar no seu dispositivo, independente do nível de conhecimento deste usuário.

 

 

 

Como a RAM afeta ao desempenho do smartphone?

De forma decisiva.

É a RAM que garante a fluidez do smartphone, permitindo que ele execute mais tarefas ao mesmo tempo, ou uma tarefa pesada de forma plena. Comprometer esse item significa prejudicar a médio e longo prazo o desempenho do dispositivo como um todo.

Ter pouca RAM ou ter muita RAM com um gerenciamento ruim pode resultar em um smartphone lento, cheio de falhas, travando e deixando o usuário bem irritado. E você precisa evitar essa irritação a todo custo.

 

 

 

RAM total e RAM disponível

É preciso entender claramente a diferença entre uma coisa e outra.

RAM total é a quantidade de memória disponível pelo dispositivo para todas as tarefas a serem executadas, ou seja, sistema operacional, aplicativos nativos, aplicativos do usuário, recursos e outras atividades.

RAM disponível é a quantidade de memória livre apenas para as tarefas do usuário, já que parte dessa memória é utilizada para o sistema operacional e recursos nativos do sistema operacional. É a quantidade de memória que você tem que gerenciar para ter o seu smartphone funcionando bem.

Agora que compreendemos os conceitos teóricos e a importância da RAM para o bom funcionamento do smartphone, vamos conhecer as formas de liberar memória no seu dispositivo.

 

 

 

Fechando aplicativos em segundo plano

Essa é a forma mais prática para liberar memória no seu smartphone. Basta fechar os aplicativos que ficam em execução em segundo plano, e pronto: a memória é liberada automaticamente, e o comportamento do seu telefone tende a melhorar.

 

 

 

Reinicie o smartphone

Pode ser considerada uma decisão um tanto quanto radical, mas muito eficiente. Dessa forma, todos os aplicativos que estão rodando em segundo plano são encerrados à força, e quando o telefone concluir essa reinicialização, apenas os aplicativos de sistema estarão em execução, e o desempenho do dispositivo também vai melhorar.

 

 

 

Controlando a inicialização de aplicativos

Você pode selecionar nos Ajustes do smartphone quais são os aplicativos que poderão ser iniciados com o dispositivo a cada ativação, ou quais deles serão ativos automaticamente ou funcionando em segundo plano. Assim, o desempenho do dispositivo melhora drasticamente, pois a RAM não será ocupada de forma “aleatória” com esses aplicativos.

 

 

 

Aplicativos para liberar RAM… servem de alguma coisa?

Não.

Eles só ocupam espaço de armazenamento no telefone e, obviamente, consomem memória de forma desnecessária. Afinal de contas, acabamos de mostrar como é possível liberar memória do smartphone sem precisar utilizar aplicativos de terceiros.

 

 

 

Quais são os melhores tipos de RAM?

No lugar de falar de QUANTIDADE de RAM, é preciso falar de QUALIDADE dessa memória.

Nesse momento, você pode encontrar até três tipos de RAM no mercado: LPDDR4, LPDDR4X e LPDDR5. A primeira é voltada para dispositivos de entrada e de linha média. A segunda é para modelos top de linha e premium. A terceira é voltada exclusivamente para os telefones premium. Considere esse detalhe na hora de escolher o seu próximo smartphone.


Compartilhe