Como jogar games do PS2 no Xbox Series X ou S | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como jogar games do PS2 no Xbox Series X ou S

Como jogar games do PS2 no Xbox Series X ou S

Compartilhe

Pense nesse cenário: você, com o seu Xbox Series X ou S, está com vontade de jogar Gran Turismo 4 e não tem um PS2 em casa. Na verdade, você “tem” o console da Sony e nem sabia. Graças ao milagre da emulação.

Alguém achou que seria bacana emular o PS2 nos consoles de nova geração da Microsoft, e registrou em vídeo o feito. Algo que, pensando friamente, não chega a surpreender, já que os novos Xbox Series X ou S são praticamente computadores muito potentes.

Logo, rodar um emulador de um videogame do passado é algo que, em teoria, ele pode fazer sem maiores problemas.

 

 

 

Driblando as imposições com maestria

 

 

A Microsoft não se tornou uma empresa liberal, e não permitiu que os emuladores fizessem parte da oferta de aplicativos disponíveis para os seus consoles. Mas como sempre tem alguém que pensa no mantra “impossible is nothing”, uma vulnerabilidade no sistema de distribuição de aplicativos dos novos consoles foi detectada, o que permitiu o download de uma versão do RetroArch via modo de desenvolvedor.

Para dar certo, uma pequena modificação no Universal Windows Platform do RetroArch foi aplicada, transformando o mesmo em um aplicativo privado, o que impede a revisão da Microsoft e permite o download direto. É claro que a conta do desenvolvedor que fez isso pode ser banida pela gigante de Redmond, mas… quem se importa? O objetivo é provar que isso é possível.

Por enquanto, a Microsoft não fala sobre o assunto, e qualquer pessoa agora pode jogar os games do PS5 nos novos Xbox… algo que não é possível no PS5. Algo inusitado, para dizer o mínimo.

A retro compatibilidade do PS5 está limitada aos jogos do PS4. As gerações anteriores só tem jogos disponíveis no PS Now. E quem tem jogos de PS2 agora pode usar o emulador PCSX2 no Xbox via RetroArch modificado.

O processo para tudo dar certo não é dos mais simples. Você tem que pagar US$ 19 para fazer parte do programa de desenvolvedores da Microsoft, realizar o aplicativo Dev Mode Activation na loja da Microsoft, conectar o Xbox a partir de um navegador em sua rede local e usar os arquivos UWP do RetroArch. Além disso, nenhum jogo que tem mais de 2 GB vai rodar no emulador.

Vamos ver o que a Microsoft vai fazer sobre esse assunto. E vamos esperar pela resposta da Sony, que até poderia adotar esta alternativa para o seu console, oferecendo a retro compatibilidade via emulação. A tendência é que as duas empresas imponham restrições legais para a prática, já que licenças e políticas de uso das plataformas são violadas dentro das duas empresas.

Mas não dá mais para dizer que não é possível fazer a emulação. E isso é o que realmente importa.

 

 

 

Via The Verge


Compartilhe