A Sony atualizou o PlayStation 4 (e todas as suas variantes) que permite jogar com um dispositivo da Apple como controle (iPhone, iPad, ou um dispositivo com iOS via Remote Play). Vale lembrar que existem limitações, como não poder contar com um DualShock 4 para evitar a tela touch.

 

 

Como controlar o PS4 com um iPhone ou iPad

O processo é bem simples. Você precisa atualizar o PS4 para a firmware 6.50, que habilita essa característica. Para isso, ligue o console e vá em Ajustes > Atualizações do Console. Se o console estiver conectado na internet, quando você ligar, você será levado automaticamente para a tela de atualização.

Paralelo à isso, você precisa baixar no seu dispositivo com iOS o Remote Play, o aplicativo que permitirá fazer todo o processo. Você pode fazer o download nesse link na App Store.

 

 

A Sony desenvolveu um vídeo simples de usar. Uma vez que o PS4 está atualizado e o seu dispositivo iOS tem o app instalado, você deve abrir o aplicativo no seu iPhone ou iPad, e seguir esses passos:

1. Acione o botão Iniciar
2. Espere alguns momentos para que o seu PS4 seja localizado
3. No caso da conexão WiFi não encontrar o PS4, você pode ir aos ajustes do console para buscar um código e registrá-lo manualmente.

A seguir, na tela do seu dispositivo iOS, vai aparecer botões touch para emular o controle DualShock. Você pode controlar o jogo com o dispositivo e até ver o que está acontecendo no jogo na sua tela. Por padrão, no seu iPhone a resolução será de 540p e uma taxa de fotogramas padrão. Se você quiser aumentar o tamanho da resolução da tela ou editar a taxa de fotogramas, você deve ir para a engrenagem no canto superior esquerdo e mudar tais ajustes.

 

 

Se você realizar o procedimento no iPad, a resolução será obviamente maior, mas se for feito em um iPad com a última versão do iOS, é possível utilizar em uma tela dividida para mostrar os menus do jogo.

Caso você queira mudar a resolução e as taxas de frames, você deve levar em consideração várias coisas. Para começar, a velocidade e a latência dependerão da velocidade de sua conexão de rede, o jogo e o modelo do console. O grande problema ainda está no fato da Sony ainda não permitir conectar um DualShock ao iPhone ou iPad, de modo que você ainda é obrigado a jogar em uma tela touch.