Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Software | Como instalaram o Google Play no Windows 11

Como instalaram o Google Play no Windows 11

Compartilhe

Muito se falou sobre a chegada dos aplicativos do Android no Windows 11, mas essa funcionalidade não vai estrear nos computadores atualizados com o novo sistema operacional tão cedo. Mas uma primeira versão desse recurso chegou até um grupo selecionado de Insiders, com a primeira loja de apps da Amazon.

Mas alguém conseguiu instalar a Google Play, principal loja de aplicativos do Android, no Windows 11, o que permite uma primeira impressão mais ampla sobre como funcionaria esses aplicativos do sistema operacional do Google no software da Microsoft.

Neste post, vamos mostrar como conseguiram instalar o Google Play no Windows 11, e como vão funcionar os aplicativos do Android no sistema operacional da Microsoft.

 

 

 

Os serviços do Google são essenciais

A loja de aplicativos da Amazon não é ruim, mas é indiscutível que a grande maioria dos aplicativos para Android estão na Google Play. E o segredo para conseguir instalar essa loja no Windows 11 é fazer funcionar os serviços do Google no sistema operacional da Microsoft.

Algo que, em condições normais de temperatura e pressão, não deve acontecer de forma tão simples, pois isso não é de interesse da Microsoft.

Mas isso não quer dizer que não dá para fazer. O desenvolvedor italiano ADeltaX publicou no GitHub uma forma de instalar a Google Play no Windows 11 e, dessa forma, instalar aplicativos Android nesse sistema operacional. Sua ferramenta não é perfeita e precisa de melhorias na documentação do projeto, mas é preciso lembrar que ele fez tudo em menos de 48 horas.

O desenvolvedor já afirmou que vai melhorar o seu software e promete deixar a sua documentação mais simples, permitindo assim que outras pessoas possam tentar o seu processo. Mas ao menos ele publicou um vídeo que serve como guia para quem não quer esperar para rodar apps Android no Windows 11.

Diante disso, é possível imaginar que vão aparecer vários outros subsistemas alternativos do Windows para Android que podem permitir a conversa entre as plataformas. Logo, é melhor a Microsoft correr para liberar o que todo mundo quer. Caso contrário, a grande massa de usuários vai aproveitar as soluções que vão aparecer pela internet.

 

 

 

E como vão funcionar os aplicativos Android no Windows 11?

Tudo deve funcionar a partir de um proxy e de uma máquina virtual que a Microsoft vai criar para os softwares Android funcionem no Windows 11 sem maiores problemas. Além disso, o sistema operacional da gigante de Redmond precisa ser compatível com os programas da AOSP (Android Open Source Project).

A Microsoft está utilizando esse subsistema, e algumas capturas de telas registradas mostram como os apps Android estão funcionando no Windows, com várias ferramentas e programas abertos ao mesmo tempo.

Isso mostra que a Microsoft está centrando os seus esforços na eficiência da multitarefa e no desempenho do sistema quando está com vários aplicativos e páginas abertas. Algumas imagens até mostram a barra de tarefas do sistema, mostrando que os apps podem ser adicionados na barra se necessário.

Não deve demorar muito para que os aplicativos Android desembarquem no Windows 11, já que a Microsoft tem esse aspecto como objetivo a ser alcançado em 2022. Baseado em tudo o que já foi visto, o caminho está bem pavimentado para ver esses apps rodando em nosso computador em um futuro não muito distante.


Compartilhe