Como instalar um aplicativo do Android que está fora da Play Store | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como instalar um aplicativo do Android que está fora da Play Store | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como instalar um aplicativo do Android que está fora da Play Store

Como instalar um aplicativo do Android que está fora da Play Store

Compartilhe

Você está acostumado a usar a Play Store quando quer instalar um aplicativo no Android. Porém, você tem outras opções, como outras lojas e sites de terceiros para instalar apps no dispositivo. E nesse post, vamos mostrar como você pode fazer isso com segurança.

O principal motivo para só instalar apps na Play Store é a segurança da loja. Fazer isso fora dessa loja expõe o usuário a riscos maiores. Logo, faça isso por sua conta e risco.

Certamente você já ouviu falar na sigla APK (Android Package Kit), e como ela está relacionada ao ato de instalar aplicativos no Android. Logo, fazer downloads de arquivos APK são considerados downloads laterais, e esses são os passos para você realizar o procedimento no seu smartphone.

 

 

 

Como instalar um app do Android fora da Play Store

 

 

Nem todos os aplicativos do mundo estão na loja do Google. Apps alternativos e muito interessantes estão fora dessa loja. O processo de instalação desses apps não é muito complicado, mas vale a pena deixar alguns conselhos para fazer isso com segurança.

A Play Store exige dos seus usuários um comportamento mais conservador, mesmo que a loja receba de vez em quando aplicativos com arquivos espião ou apps com problemas que só querem mostrar publicidade. Todos os apps são escaneados em busca de malwares que ameaçam os dispositivos dos seus usuários. Já em outros locais com arquivos APK não contam com tantos recursos de segurança, aumentando os riscos de instalação de malwares.

De qualquer forma, fica a dica: quando você for instalar um APK que veio de qualquer outro lugar que não é a Play Store, certifique-se que a fonte de onde esse aplicativo bem para considerar se ele merece a sua confiança. Também é mais que conveniente contar com algum antivírus do Android para detectar e deter o possível malware que você pode instalar sem saber.

Os smartphones já chegam ao usuário com um bloqueio padrão que impede as instalações que não são oficiais, como acontecem com a Play Store. Para que a proteção não seja um empecilho para instalar o APK que vem fora da loja, é preciso eliminar esse bloqueio (e aqui você está fazendo por sua própria responsabilidade, e por sua conta ou risco).

Para remover o bloqueio, vá em Configurações > Segurança > Fontes desconhecidas, e ative a opção que permite a instalação de aplicativos de terceiros cuja origem são sites de fora da Play Store.

Dependendo do dispositivo, o processo que elimina a proteção pode variar um pouco. Você pode reailzá-lo em smartphones ou tablets, escolhendo esse desbloqueio de forma temporária (apenas para aquele momento e para aquele dispositivo a ser instalado naquele momento) ou de forma definitiva (para todos os aplicativos daquele momento em diante). A partir de agora, você pode instalar o aplicativo APK ativando a instalação, revisando as permissões e aceitando o download.

Uma boa precaução que você deve levar em consideração é: uma vez instalado o aplicativo, volte a ativar a proteção, para que o dispositivo volte a ficar mais seguro, evitando surpresas desagradáveis no futuro. Se você tomar as medidas de segurança adequadas, você pode instalar aplicativos de outras fontes que não sejam da Google Play. Porém, faça com moderação e ciente do que está fazendo.


Compartilhe