Como instalar o Windows XP e Windows Server 2003 a partir do código fonte vazado | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como instalar o Windows XP e Windows Server 2003 a partir do código fonte vazado | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Software | Como instalar o Windows XP e Windows Server 2003 a partir do código fonte vazado

Como instalar o Windows XP e Windows Server 2003 a partir do código fonte vazado

Compartilhe

O vazamento do código fonte do Windows XP e de outras grandes versões do sistema operacional da Microsoft foi um dos grandes assuntos de 2020. Não apenas pela disponibilidade de um conteúdo que está protegido por várias questões legais, mas também pelas possibilidades técnicas em explorar de forma ampla esse software.

Obviamente, alguns especialistas em tecnologia se preocuparam com a segurança dos atuais usuários do Windows 10, uma vez que boa parte do código do Windows XP ainda está presente na atual versão do sistema operacional. Por outro lado, o vazamento também permitiu descobrir uma versão alternativa de uma interface do Mac OS X que era utilizada para testes pela Microsoft.

Agora, outra façanha derivada deste vazamento aconteceu: a compilação e a execução do Windows XP em pleno 2020.

 

 

 

Windows XP compilado a partir do Windows XP

 

 

Um vídeo publicado pelo desenvolvedor NTDEV mostra como o Windows XP Service Pack 1 foi compilado e executado dentro do próprio Windows XP, o que é algo complexo e peculiar.

O processo levou aproximadamente três horas para ser concluído, e é realizado a partir do Prompt de Comando do sistema. Isso mesmo, amigo leitor: o desenvolvedor decidiu fazer tudo “à moda antiga” e bem roots. Nada de máquinas virtuais ou compiladores dedicados.

Com o hardware de 2001, o Windows XP poderia levar entre 12 e 13 horas para ser compilado. Logo, as três horas gastas no processo mostram como a nossa tecnologia evoluiu (e que não podemos reclamar pela demora no processo em 2020).

Apesar da compilação completa do código acontecer sem maiores problemas, não foi possível gerar uma imagem .ISO do sistema operacional, o que poderia permitir o seu compartilhamento e instalação em outros computadores. De quebra, o desenvolvedor também compilou o Windows Server 2003, que é mais pesado e com processo técnico mais complicado de ser executado.

 

 

A boa notícia é que, com o Windows Server 2003, ele conseguiu gerar um arquivo .ISO. Como ele apresentou ao mundo todos os passos para a instalação do sistema operacional (que é bem parecido com o processo de instalação do Windows XP), qualquer pessoa (em teoria) pode tentar instalar o software em algum computador antigo.

Seja pela curiosidade, ou pelo desafio ou apenas pelo gosto da pura nostalgia, quem sabe vale a pena pelo menos tentar realizar a instalação desses softwares antigos em algum notebook seu que está encostado em casa comendo poeira.

Para mim, reviver os velhos tempos da tecnologia é algo que faz um bem danado.

 

https://youtu.be/8IyW-bwGQTQ

 

 

Via NTDEV


Compartilhe