Compartilhe

A Microsoft bem que tentou com o Windows Mobile, mas não deu certo, e tanto ele como o Windows 10 Mobile morreram oficialmente em 2019. Ainda recebe atualizações menores, mas em dezembro desse ano, ele encerra o seu ciclo de vez.

Porém, para cada adversidade aparece uma oportunidade. O bootloader dos telefones com Windows Mobile foi desbloqueado, e os desenvolvedores passaram a instalar ROMs no dispositivo. E uma dessas modificações resultou na instalação do Windows 10 em um Lumia 950 XL, um dos telefones mais potentes da era Windows Phone.

 

 

Uma segunda vida aos telefones com Windows Phone

 

 

O WOA Project é um projeto destinado a migrar o Windows 10 para o ARM, tornando o mesmo compatível com o Lumia 950 XL, com as suas diferentes limitações por conta dos diferentes formatos. Um tutorial está disponível para a sua instalação, com as ferramentas necessárias e atualizações diárias sobre o projeto. O projeot já tem um ano de vida, e oferece o Windows 10 compatível com tela touch, o WiFi, o som, o Bluetooth e até executar qualquer aplicativo.

O projeto segue em constante evolução, com funcionalidades consideradas essenciais como o uso do GPS do smarpthone e o uso de dados com o cartão SIM, incluindo a possibilidade de realizar chamadas. O software não está isento de problemas, já que o acesso às redes LTE ainda não está pleno. Mas com o ritmo de atualizações elevado e uma comunidade que mantém uma comunicação contante e muito ativa em um grupo de Telegram, não é surpresa ver o projeto avançar rapidamente.

 

 

Lembrando que o Lumia 950 XL conta com uma tela de 5.7 polegadas, processador Snapdragon 810 e 3 GB de RAM. Mas o desempenho parece muito bom, e os menus do Windows 10 ARM se adaptaram à tela do smartphone, tanto na horizontal como na vertical.

A instalação do Windows 10 ARM nos modelos Lumia resultou em um jogo Forza no smartphone, ou o uso do Visual Studio com programação a partir de um teclado sem fio. O WOA Project também permite a instalação do sistema operacional via dual boot, para que o usuário não precise abandonar o Windows Mobile.

 

 

Como instalar o Windows 10 ARM no Lumia 950 XL

 

Antes de mais nada, vale a pena entrar no canal do Telegram do proejto para receber toda a ajuda necessária. Na página do Github, você vai encontrar todos os passos com diferentes vídeos para realizar a instalação.

O projeto é interessante, e mostra as possibilidades do Windows 10 ARM, onde nesse caso dá uma segunda vida aos telefones que estavam relegados ao esquecimento. Ao menos pela curiosidade… vale a pena tentar!

 

 

Via Github


Compartilhe