TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como instalar o Chrome OS Flex em qualquer PC | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como instalar o Chrome OS Flex em qualquer PC

Como instalar o Chrome OS Flex em qualquer PC

Compartilhe

O Google lançou oficialmente o Chrome OS Flex, versão do seu sistema operacional baseado no Google Chrome que pode ser instalado em qualquer computador.

Apesar de já existir alternativas para a instalação do Chrome OS em um PC, o Google oferece uma opção para fazer isso de forma oficial, o que é algo muito bem vindo para quem conta com um computador antigo e quer dar um bom uso para ele.

Neste post, vamos mostrar como você pode instalar o Chrome OS Flex em seu computador, revisando os requisitos mínimos e mostrando o passo a passo do procedimento.

 

 

 

Requisitos mínimos para instalar o Chrome OS Flex

O Chrome OS Flex é compatível com qualquer computador Windows ou macOS lançados nos últimos 13 anos. Lembrando que a instalação do sistema operacional do Google vai resultar na formatação completa do atual computador. Ou seja, faça um backup dos seus arquivos pessoais, ou não avance no processo se este é o seu equipamento principal.

Para instalar o sistema operacional, você precisa criar um pendrive de instalação para instalar o software em um PC com arquitetura X86-64 da Intel ou AMD, pelo menos 4 GB de RAM e 16 GB de armazenamento.

 

 

 

Como realizar o download e instalação do Chrome OS Flex

Basta seguir os passos abaixo:

  1. Entre no site do Chrome OS Flex para iniciar o download clicando em Try Flex. Você precisa baixar esta versão comercial, que é a única disponível.
  2. Como se destina a empresas, terá que deixar alguns dados pessoais. Não são dados muito aprofundados: ele vai pedir sua posição na empresa e o nome da empresa onde você supostamente trabalha. Quando terminar, clique em Try Flex novamente.
  3. Ele o levará à Chrome Store, onde você deve baixar a Ferramenta de recuperação do Chromebook . É uma extensão necessária para o Chrome OS.
  4. Ao instalá-lo, abra a extensão e clique em Iniciar para criar uma mídia de recuperação. Você precisa reconhecer seu computador como fabricante e produto escolhendo o Chrome OS Flex. Quando terminar, clique em Continuar.
  5. Na próxima etapa, você deve escolher a unidade USB mencionada anteriormente como local para o instalador do sistema. O pendrive deve ter no mínimo 8 GB.
  6. Na próxima tela, vai aparecer um resumo de suas configurações no PC. Então, clique em Criar agora para iniciar o processo. Quando a barra de progresso terminar, você poderá usar o pendrive para a instalação.
  7. Inicie o launcher do Chrome OS Flex a partir da unidade USB. Insira o pendrive com o computador desligado e ligue-o no modo de inicialização especial para selecionar qual unidade de armazenamento você vai iniciar o sistema. Dependendo do fabricante, pode ser a tecla Escape ou uma das teclas de função F.
  8. Quando o computador inicializar, basta escolher o idioma do sistema e do teclado. Em seguida, você irá para a tela de boas-vindas e poderá clicar em Começar.

 

 

 

Uma observação importante

No final de todo o processo, você terá o Chrome OS instalado no seu computador. Porém, não estranhe se você ver o nome CloudReady em vários locais do sistema operacional: essa antiga alternativa para ter esse sistema operacional em PCs foi adquirida pelo Google recentemente, e a mudança dessa proposta para o Chrome OS oficial vai acontecer com o passar do tempo.

Além disso, o pendrive que você criou com o Chrome OS permite que você teste o sistema operacional antes de realizar a instalação no seu computador de forma permanente. E isso é algo mais que recomendado para os usuários menos experientes.

Para quem está tentando pela primeira vez ou não estão familiarizados com o Chrome OS, testar o sistema operacional antes da instalação em definitivo é importante, pois dessa forma você se familiariza com o sistema operacional, avaliando a sua experiência de uso e funcionalidades.

Você não vai ter o mesmo desempenho oferecido pelo Chrome OS se o mesmo estivesse instalado no PC. Porém, ao menos tem uma ideia sobre como tudo funciona, e vai se sentir mais seguro para instalar ou não o sistema operacional no seu equipamento.


Compartilhe