O Beta 3 do Android q é uma realidade, e traz consigo uma série de novidades. A versão foi apresentada durante o Google I/O 2019, e para quem quer testar o novo sistema operacional em seu smartphone, a hora é agora.

É preciso levar em consideração que as betas são versões instáveis e de testes do sistema operacional. Logo, é mais do que conveniente (na verdade, é obrigatoriamente necessário) realizar uma cópia de segurança dos seus arquivos, caso alguma coisa dê errado no processo. Do mais, o processo para acessar o beta é bem simples se você tem algum dos modelos compatíveis com a nova versão.

 

 

Quais smartphones podem testar o beta do Android Q?

 

 

É a primeira vez que o Google vai permitir a atualização de smartphones com mais de três anos de vida para nova versão do Android. O Beta 3 do Androi Q estará disponível em 15 smartphones de dispositivos que vão além de toda a linha Pixel.

A seguir, a lista completa de dispositivos compatíveis com o Android Q:

Pixel
Pixel XL
Pixel 2
Pixel 2 XL
Pixel 3
Pixel 3 XL
Asus ZenFone 5Z
Essential PH-1
HMD Global Nokia 8.1
Huawei Mate 20 Pro
LG G8 ThinQ
OnePlus 6T
Oppo Reno
Realme 3 Pro
Sony Xperia XZ3
Tecno Spark 3Pro
Vivo X27
Vivo NEX S
Vivo NEX A
Xiaomi Mi Mix 3 5G
Xiaomi Mi 9

 

A primeira coisa que você precisa fazer é entrar no site do programa Android Beta e clicar em Iniciar Sessão para se inscrever em sua conta Google. Mesmo que você já estivesse inscrito no passado, é preciso repetir o processo.

Quando o processo de início de sessão for concluído, você volta para o site do beta. Aqui, inicie a sessão com a conta Google onde estão registrados os seus smartphones que serão utilizados na beta, já que é essa conta onde os seus telefones estão configurados.

De volta ao site do Android Beta, você precisa ir até o segmento que mostra a lista dos dispositivos aptos para o programa. Ali, vão aparecer os modelos que você possui que podem receber o software de testes. Basta clicar no smartphone de sua escolha e clicar em Participar. O site vai pedir que você aceite as condições de uso.

Uma vez registrado o seu smartphone, em até 24 horas você vai receber uma atualização com a beta, como se fosse uma atualização normal do Android. Se isso não acontecer, vá em Ajustes > Sistema > Avançado > Atualizações do sistema, e busque as atualizações até que o Android Q esteja disponível.

 

 

Calendário do Android Q

 

A seguir, o calendário de atualizações para cada versão beta do Android Q, e quando está prevista a chegada da versão final.

Beta 1: meados de março par ao lançamento inicial, já disponível para os modelos Pixel.
Beta 2: começo de abril, com atualização para correção de erros e melhorias.
Beta 3: começo de maio, durante o Google I/O 2019, com atualização para correção de erros e melhorias.
Beta 4: começo de junho, lançamento da versão final das APIs e SDK. Os desenvolvedores já poderão atualizar os seus aplicativos no Google Play para a nova versão.
Beta 5: terceiro trimestre, com versão candidate.
Beta 6: terceiro trimestre, com versão candidate.
Final: terceiro trimestre, com a atualização final e código fonte AOSP do Android Q.