Como instalar o Android 11 em 22 smartphones “velhos”

Compartilhe

Se tem uma coisa que incomoda no sistema operacional Android (além da fragmentação) é a obsolescência programada que alguns fabricantes aplicam em alguns smartphones. Bem sabemos que modelos caros e muito potentes ainda podem receber atualizações do sistema operacional. Porém, para manter os interesses das marcas (que querem seguir vendendo novos modelos), os updates são encerrados de forma precoce.

Porém, existe um jeito para (quase) tudo nessa vida. Encontraram uma maneira de instalar o Android 11 em equipamentos relativamente “velhos” (modelos que foram descontinuados, mas que ainda contam com vida útil no mercado). Um truque que pode burlar o interesse dos fabricantes.

 

 

 

Antes de continuar, um aviso importante…

 

É fundamental que você fique sabendo desde já que a solução descrita nesse post é complexa e pode ter efeitos colaterais sérios ao seu dispositivo. Não recomendamos a execução do procedimento se você não é um usuário experiente no uso das configurações avançadas do Android.

E se você vai tentar, está fazendo isso por sua conta e risco. Não nos responsabilizamos pelos efeitos colaterais e eventuais problemas que você pode ter no seu smartphone.

 

 

 

Quais são os dispositivos que podem receber o Android 11 com este truque?

 

 

A lista abaixo tem alguns modelos que, em teoria, ainda podem receber o Android 11 de forma oficial, de modo que muita gente ainda pode esperar pelo novo software. Agora, os mais apressados e corajosos proprietários desses modelos podem tentar o procedimento.

Lista a seguir:

Allview V3 Viper
ASUS ROG Phone 3
ASUS ZenFone 6
ASUS ZenFone Max M2
Chuwi Hi9 Pro
F(x)tec Pro 1
Honor View 10
Huawei Mate 9
Infinity Smart 2
K-TOUCH I9
Motorola Moto E5
Motorola One Action
Nokia 4.2
Nubia Red Magic 5G
OnePlus 6
Razer Phone
Realme X2 Pro
Redmi Go
Samsung Galaxy A51
Samsung Galaxy S9+
Unihertz Titan
Xiaomi Mi 9
Xiaomi Mi Mix 3
Xiaomi Qin 2 pro

 

 

 

Qual é o truque em questão?

 

Você pode tentar atualizar o dispositivo para o Android 11 através do Project Treble, um sistema de testes que libera o sistema operacional para modelos que já chegaram ao mercado, mas que não contam com suporte oficial à nova versão do software.

Porém, o processo nesse caso é bem complicado, pois exige que tudo o que está instalado em seu dispositivo seja removido por completo. Logo, não é um procedimento recomendado se o seu telefone é de uso diário ou principal, e sim se você está disposto a perder o dispositivo porque não o utiliza mais.

Para realizar o procedimento, faça o download e a instalação do aplicativo Treble Info, que vai determinar o tipo de GSI correto para o seu dispositivo. Uma vez identificado, localize a build compatível nesse link, e realize todo o procedimento de instalação.

De novo, não é um procedimento de simples execução. Mas se você ainda assim quer tentar, você encontra o passo a passo (em inglês) nesse link.


Compartilhe