Wetten.com Brasil Apostas
Home » Dicas, Truques e Macetes » Como instalar drivers alternativos no Windows 10

Como instalar drivers alternativos no Windows 10

Compartilhe

O Windows 10 é bem seguro. Os diversos recursos que a Microsoft implementou nessa versão do sistema operacional garantem uma boa confiabilidade nesse aspecto. É claro que ele não é infalível, e pode apresentar problemas. Mas fuga de dados aqui é algo bem difícil, e é mais provável que o usuário faça alguma besteira do que o software em si.

Uma das novidades de segurança que está presente no Windows 10 é a incorporação de um sistema que evita a instalação de softwares que não foram devidamente revisados pela Microsoft ou por alguns dos seus parceiros. Ou seja, programas que não estão credenciados pela gigante de Redmond não podem ser instalados pelo método tradicional, e dificilmente conseguem se implantar no sistema operacional.

Essa regra também vale para os drivers, que são programas controladores que permitem um bom funcionamento do hardware instalado no seu computador com o sistema operacional. Porém, é possível saltar essas permissões, caso seja preciso (especialmente em cenários mais críticos).

Nesse post, vamos mostrar como saltar tais permissões do Windows 10.

 

 

 

Como instalar drivers não assinados no Windows 10

 

 

Se você usa o Windows 10 a algum tempo, muito provavelmente já teve que encarar a advertência emitida pelo sistema operacional, indicando que não é possível instalar um driver em específico porque o mesmo não conta com o certificado ou assinatura correta.

O motivo para isso acontecer é que algumas páginas na internet permitem o download de drivers não oficiais, e esses sites e/ou drivers podem conter malwares, resultando em grandes problemas no seu equipamento.

Ainda que em um cenário normal e com um hardware mais ou menos moderno isso não deve ser um problema, em algumas situações pode ser necessário desabilitar esse recurso. Normalmente isso acontece quando utilizamos um hardware antigo, ou quando queremos substituir um controlador problemático por uma versão anterior não certificada.

Dito tudo isso, vamos mostrar como realizar a instalação dos drivers não oficiais no Windows 10. Basta seguir os passos abaixo:

 

1) Vá em Configurações > Atualização e Segurança > Recuperação > Inicialização Avançada e clique no botão Reiniciar.

2) Quando o equipamento reiniciar, ele vai mostrar as opções de inicialização avançada. Clique em Solucionar Problemas, depois em Opções Avançadas e, finalmente, Configurações de Início.

3) A seguir, vai aparecer uma lista com as opções que podem ser ativadas ou desativadas com as teclas de função. Desabilite o uso obrigatório de controladores assinados pela Microsoft (normalmente está disponível ao pressionar a tecla F7) e tecle ENTER.

4) Quando o Windows 10 iniciar novamente, você poderá comprovar que será possível realizar a instalação de drivers não assinados. E ao reiniciar o sistema operacional, o modo de proteção será habilitado novamente.

 

Se você quer ativar a instalação de drivers sem assinatura da Microsoft de forma permanente, por qualquer motivo (não recomendamos essa configuração, mas no final das contas a escolha é sua), siga os passos abaixo:

 

1) Abra uma janela do terminal do Windows, digitando CMD no buscador do sistema operacional.

2) Digite: bcdedit /set testsigning on

3) Reinicie o Windows 10. Se você quiser voltar a ativá-lo, abra de novo o terminal do Windows e digite: bcdedit /set testsigning off

 

Por fim, reforçamos que o truque vale a pena para instalar um dispositivo problemático ou iniciar um telefone em modo bootloader, mas não é recomendado deixar essa proteção desativada como padrão. O uso de drivers assinados é uma garantia de segurança para o usuário, ou seja, não deve resultar em problemas no dia a dia.


Compartilhe