Wetten.com Brasil Apostas
Home » Dicas, Truques e Macetes » Como instalar controladores e drivers no Windows 10

Como instalar controladores e drivers no Windows 10

Compartilhe

Se você está enfrentando problemas de hardware no Windows 10 ou os dispositivos que você tem conectados no seu computador estão criando conflitos com o sistema operacional, saiba que a solução pode passar por uma simples atualização de drivers ou controladores do equipamento.

Muita gente não sabe disso, ou não conta com toda essa experiência para realizar o processo de atualização de drivers de forma correta. E nem podemos criticar isso, pois ninguém nasce sabendo nesse mundo. Por isso, nesse post, mostramos como você pode executar uma atualização de drivers com poucos passos.

Vamos apresentar mais de uma alternativa, para que você consiga realizar essa tarefa com sucesso.

 

 

 

Use o Windows Update

 

É a alternativa mais simples. Para verificar se existem drivers atualizados, vá em Configurações do Windows 10 > Atualização e segurança > Buscar atualizações. Se tiver uma nova versão de um controlador disponível, o Windows vai instalar automaticamente quando você der o comando.

Porém, nem todos os drivers podem ser atualizados dessa forma. De modo que apresentamos a seguir a segunda opção.

 

 

 

Use o Administrador de dispositivos

 

Primeiro, vá em Iniciar e procure por Administrador de dispositivos. Uma nova janela vai abrir, e você precisa procurar o dispositivo que está causando o conflito, para assim realizar a atualização. Por exemplo, se o problema está nos controladores de som, vá no seu correspondente e selecione o item de atualização.

Uma vez acionado o comando de atualização do driver, o Windows vai oferecer duas opções: 1) procurar o software do driver, onde você pode indicar o local de download do controlador a partir do site do fabricante, ou 2) deixar que o Windows procure pela melhor opção para o driver na internet.

 

 

 

Use aplicativos ou serviços dos fabricantes ou de terceiros

 

Tais ferramentas analisam o seu equipamento em busca de problemas com os controladores. Eles analisam o Windows e mostra uma lista de drivers que devem ser atualizados, onde em alguns casos até fornecem o link para downlaod dos controladores, ou a possibilidade de instalar todos os recursos de forma automática.

Alguns fabricantes de computadores ou componentes também oferecem aplicativos de assistência técnica para que os usuários mantenham os drivers dos seus equipamentos devidamente atualizados. Basta então fazer o download do software correspondente ao seu equipamento para que o mesmo faça a verificação dos itens instalados nele.

Um detalhe muito importante e que sempre deve ser levado em consideração é que se você instala ou atualiza um controlador de forma manual, você deve fazer o download da página oficial da marca. Caso contrário, você pode ter dificuldades na atualização dos drivers e até problemas se instalar um software incompatível com aquele item de hardware.

A mesma dinâmica se aplica para quem quer atualizar controladores e drivers próprios da marca do seu equipamento. O ideal é você ir até o site do fabricante em questão, acessar a respectiva central de downloads de drivers e manuais técnicos, digitar o modelo do computador e automaticamente receber como resposta as últimas versões dos controladores.

 

Como você pode ver, opções não faltam para manter os drivers e controladores do seu equipamento com Windows 10 devidamente atualizados. E é sempre melhor prevenir do que remediar.


Compartilhe