TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como impedir que seu smartphone instale aplicativos sozinho ou de forma automática | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como impedir que seu smartphone instale aplicativos sozinho ou de forma automática

Como impedir que seu smartphone instale aplicativos sozinho ou de forma automática

Compartilhe

Se você se deu conta que o seu smartphone instalou um aplicativo novo de forma totalmente aleatória e sem o seu consentimento, comece a se preocupar. Isso está bem longe de ser algo normal, e você precisa tomar providências para resolver o problema.

Neste post, vamos mostrar os motivos que podem resultar em um aplicativo instalado de forma completamente aleatória no seu smartphone, e o que você pode fazer para resolver o problema.

É fundamental neste caso acabar com o mal pela raiz, nem que para isso você acabe tomando medidas drásticas no dispositivo.

 

 

 

De quem a culpa neste caso?

Além de ser sua, que não prestou atenção na hora de instalar um aplicativo de fontes desconhecidas ou até mesmo um app suspeito na Google Play Store, normalmente a instalação aleatória de aplicativos no smartphone denunciam a presença de um malware instalado no dispositivo.

Você pode verificar se isso está acontecendo a partir da lista de aplicativos instalados no seu smartphone. Se você detectou algum item completamente desconhecido, é sinal que o seu telefone pode ter um malware.

A partir deste ponto, você pode optar por instalar um software antivírus confiável para tentar remover o malware, ou tentar eliminar o software do telefone por conta e risco, o que pode ser um processo simples ou complicado, dependendo do nível do problema que está acontecendo no seu telefone.

 

 

 

Quais são as minhas alternativas?

Vamos lá. Por partes…

 

Desabilitar os apps suspeitos

  1. Vá em Ajustes > Aplicativos, e procure pelo app suspeito instalado aleatoriamente no smartphone.
  2. Entre nele e, depois, toque nas informações do aplicativo.
  3. Toque na opção Desabilitar ou Inabilitar, para que o mesmo deixe de funcionar em segundo plano.

 

Removendo apps desconhecidos

Vá em Ajustes > Aplicativos e notificações > Acesso especial > Instalar aplicativos desconhecidos, e marque como Não Permitido em cada um dos programas que aparecer. Assim, você bloqueia os arquivos APK que são executados de forma direta pela internet.

A partir da Google Play

Habilite o Controle dos Pais na Google Play, entrando na Play Store e acessando Ajustes > Família > Control Parental. Um código PIN será solicitado para proteger essa configuração e, depois disso, reduzir a faixa etária ao máximo para exigir a senha para instalar aplicativos.

Você também pode ir em Google Play > Ajustes > Preferências de Rede > Preferência de Download de Aplicativos > Perguntar Sempre. Assim, qualquer aplicativo da loja terá sua instalação questionado.

Por fim, para evitar compras automáticas ou acidentais, vá em Autenticações > Solicitar Autenticação para Realizar Compras.

Use o Modo Seguro para eliminar vírus e aplicativos

  1. Deixe pressionado o botão de liga/desliga do telefone.
  2. Depois, deixe o botão de liga/desliga pressionado até que apareça o ícone de Desligar. Confirme para que o telefone reinicie em Modo Seguro.
  3. Quando o telefone reiniciar, a mensagem de Modo Seguro vai aparecer em algum canto da tela. Então, acesse as informações dos aplicativos suspeitos e vá eliminando cada um deles, um a um.

 

Recupere o telefone para as configurações de fábrica

  1. Vá para Configurações> entre no menu Sistema.
  2. Vá para Redefinir opções / Redefinir dispositivo. Quando estiver dentro, marque a opção Redefinir telefone / Apagar todos os dados.
  3. Em seguida, uma série de instruções aparecerá na tela do celular. Depois disso, ele será reinicializado e precisará ser configurado novamente quando ligado.

 

A última alternativa: o Hard Reset

  1. Desligue o telefone > acesse o menu Recuperação. Para fazer isso, devemos pressionar o botão liga / desliga e o botão diminuir volume ao mesmo tempo. Embora essa combinação de botões possa mudar, pois depende do fabricante.
  2. Depois disso, devemos mantê-los até que o menu Recuperação do celular apareça.
  3. Uma vez dentro, você terá que navegar pelo menu com as teclas de volume até localizar as opções Wipe Data ou Factory Reset> pressione o botão liga / desliga para executar a ação.

Compartilhe