O Twitter, agora conhecido como X, implementou uma nova política que permite o uso dos dados dos usuários para treinar sua IA, chamada Grok. Tanto os posts quanto as interações dos usuários na plataforma podem ser utilizados na iniciativa.
Da mesma forma que aconteceu recentemente com o Meta, o X não passou perto de pedir as devidas autorizações para os usuários sobre o uso dessas interações na plataforma para o treinamento de uma IA.
Dessa forma, muitos usuários estão preocupados com as questões da privacidade, já que são dados pessoais que são utilizados sem um consentimento explícito.
Se você não concorda com isso, continue a ler este artigo para descobrir como impedir esse treinamento de IA pelo X.
Como impedir o treinamento do Grok no X
Para impedir esse treinamento de dados em massa pelo Grok no X, você precisa realizar procedimentos que são relativamente simples de serem executados.
Qualquer usuário consegue estabelecer os ajustes necessários para impedir o treinamento de dados do Grok sem autorização.
Faça o seguinte:
- Acesse o site do X (x.com) e faça login na sua conta
- Na coluna da esquerda, entre em “Mais opções”, e depois em “Configuração e privacidade”
- Dentro das Configurações, selecione “Privacidade e segurança”
- Dentro de Privacidade, procure entre as várias opções pela seção “Intercâmbio e personalização de dados”, quase no final da lista
- Agora, procure pela opção que faz referência ao Grok e desative para impedir o treinamento da IA
Basta desativar o Grok para interromper o treinamento da IA. A opção vem ativada por padrão, e a simples mudança desse ajuste garante que seus dados não serão utilizados para essa finalidade.
Após desativar a opção, é importante revisar se a configuração foi salva corretamente para garantir que a privacidade do usuário está protegida.
As plataformas perderam a noção
A importância de manter a privacidade online não pode ser subestimada, especialmente em plataformas de grande alcance como o Twitter.
Não é possível que as redes sociais vão simplesmente mudar os termos de uso a qualquer momento, sem o consentimento ou conhecimento dos usuários.
É de direito dos usuários estarem cientes das políticas de uso de dados e tomar medidas proativas para proteger suas informações pessoais.
Além de desativar essa funcionalidade, os usuários podem revisar regularmente suas configurações de privacidade e ficar atentos a qualquer mudança nas políticas de uso de dados das plataformas que utilizam.