TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como impedir que o seu celular salve tudo o que você faz | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como impedir que o seu celular salve tudo o que você faz

Como impedir que o seu celular salve tudo o que você faz

Compartilhe

Muitos usuários de smartphones estão constantemente preocupados com a privacidade dos seus dados armazenados no dispositivo. Afinal de contas, salvamos números de cartão de crédito, senhas de acesso bancário, credenciais de plataformas profissionais e outras informações que valem muito dinheiro para nós e para muita gente.

Neste post, vamos mostrar alguns ajustes que os usuários podem adotar nos seus dispositivos para reforçar a privacidade dos dados, assim como conhecer as permissões que devem ou não serem concedidas aos aplicativos.

Conhecer esses detalhes podem fazer a diferença para evitar que os seus dados caiam nas mãos de pessoas não autorizadas e inescrupulosas.

 

 

 

Fim das sugestões personalizadas

As sugestões personalizadas são exibidas com base no comportamento do usuário, a partir dos aplicativos e conteúdos que interagimos todos os dias.

Para acabar com as sugestões personalizadas, faça o seguinte:

  1. Acesse Ajustes > Privacidade (esse passo pode variar, dependendo da capa de personalização do dispositivo).
  2. Toque em Apagar Dados.
  3. Escolha a opção sobre a janela de tempo da remoção (última hora, últimas 24 horas, tudo).

 

Você também podem remover esses dados da opção de anúncios personalizados, para remover diferentes produtos.

Faça o seguinte:

  1. Entre em Ajustes > Google > Gerenciamento de conta.
  2. Procure pela opção do gerenciamento de dados e opções personalizadas.
  3. Toque nas configurações de anúncios, e desative o interruptor dessa opção.

 

 

 

Cuidado com as permissões dos aplicativos

É fundamental revisar e conferir com detalhes as diferentes permissões concedidas aos diferentes aplicativos instalados em seu smartphone, para evitar que dados desnecessários sejam compartilhados com diferentes plataformas.

O ideal seria conferir essas permissões antes de instalar um aplicativo no dispositivo. Mas bem sabemos que a grande maioria dos usuários não faz isso.

Faça o seguinte:

  1. Acesse as configurações do seu dispositivo móvel.
  2. Toque em Aplicativos ou Gerenciador de aplicativos (embora esta opção possa variar dependendo do smartphone).
  3. Uma vez dentro, clique na opção Permissões do aplicativo. Se você não conseguir encontrar esta opção, pode ser necessário tocar em Privacidade e segurança > Permissões do aplicativo.
  4. Finalmente, agora você pode modificar qualquer permissão. E você só terá que ativar ou desativar essa permissão. No caso de aparecer em cores, isso significará que está ativado. Mas se estiver esmaecido, significa que está desativado.

 

As permissões mais comuns que os diferentes aplicativos instalados no smartphone são as seguintes:

  • Sensores corporais.
  • Calendário.
  • Câmera.
  • Contatos.
  • Localização.
  • Microfone.
  • Telefone.
  • Mensagens de texto.
  • Armazenamento.

 

 

 

Remova o histórico de localizações

Este é um recurso que oferece vantagens para os produtos e serviços do Google como, por exemplo, nos mapas personalizados, as recomendações baseadas nos locais que você visitou, a ajuda para encontrar um telefone, notificações de tráfego em tempo real e anúncios personalizados.

Agora, pense em tanta informação que o Google tem a seu respeito e sobre onde você está. E o Google não deveria saber tanto assim sobre você.

Para desativar essa opção, faça o seguinte:

  1. Entre em sua conta Google e acesse os aspectos de localização.
  2. Escolha se você quer que essa conta Google em questão envie o histórico de localização para a empresa. Você pode desativar esse histórico em sua conta e em todos os dispositivos sincronizados, ou em apenas um dispositivo.

 

Você também pode apagar o histórico para eliminar (quase) todos os rastros que você deu de forma automática. Assim, você pode remover onde você esteve até nos últimos 36 meses.

Isso pode ser feito de duas formas:

  • Do Google Maps: no nosso celular teremos que abrir o Google Maps e tocar no círculo da nossa conta. Depois disso, você deverá clicar em Sua cronologia e depois em Configurações e Privacidade. Agora só temos que clicar em Excluir histórico de localização automaticamente.
  • Do navegador: se não tivermos o Google Maps instalado no smartphone naquele momento, podemos fazer o mesmo acessando a cronologia do navegador do telefone. No canto inferior direito, clique em Configurações e toque na opção Excluir histórico de localização automaticamente.

Compartilhe