Adicionar uma segunda capa de segurança aos nossos serviços online, como a autenticação em dois passos, é algo vital para evitar problemas seguros. E o Facebook disponibilizou a nova forma de ativar essa medida de segurança em sua plataforma.

O novo método, segundo o Facebook, é mais fácil do que nunca, e um passo a passo te guia por todo o processo de ativação.

Vamos ver como funciona.

Primeiro, ative a autenticação em dois passos dentro do Facebook nas Configurações e no item de início de sessão, ou clicando nesse link.

A tela de ativação de autenticação em dois passo explica que o recurso é acionada a cada vez que o Facebook detectar que iniciamos uma sessão a partir de um dispositivo não reconhecido. Quando isso acontecer, será solicitada a senha e um código único para início de sessão, que pode chegar via SMS ou através de um aplicativo de segurança (e esse último é a grande novidade).

Ao iniciar o processo de autenticação segura, o app do Facebook pede de novo a sua senha. Uma vez digitada, você precisa escolher o segundo método de segurança. No processo habitual de autenticação em dois passos, o primeiro deles é o e-mail e a senha, e o segundo depende de cada serviço e suas opções.

O Facebook aumentou o número de opções disponíveis para o segundo passo de autenticação, para que o número do telefone móvel não seja um requisito indispensável.

Vários usuários não se sentem cômodos cedendo esses dados pessoais, por isso o Facebook permite o uso de apps como Google Authenticator ou Duo Security.

Para quem escolher uma dessas duas opções, o Facebook vai mostrar uma página com um código QR para escanear com qualquer um dos dois aplicativos. Se a verificação em dois passos está ativa a partir do mesmo telefone onde tais apps estão instalados, você pode digitar um código ou configurá-lo no mesmo dispositivo, onde o Facebook vai pedir que você abra o aplicativo escolhido.

Avance para introduzir o código de confirmação gerado no Google Authenticator ou Duo Security, e pronto. A autenticação em dois passos está ativa. Selecione a opção ‘permitir início de sessão sem código durante uma semana’, ou clique em Finalizar.

Na prática, a cada vez que você iniciar uma sessão a partir de um smartphone novo ou PC diferente, você deve ter o smartphone à mão com um dos dois aplicativos ou o SMS pronto, dependendo do método que você escolheu.