Wetten.com Brasil Apostas
Home » Dicas, Truques e Macetes » Como gravar um vídeo da tela do Windows 10 sem usar programas adicionais

Como gravar um vídeo da tela do Windows 10 sem usar programas adicionais

Compartilhe

Sabe aquela hora que você quer gravar um vídeo rápido da tela do seu computador, mas não tinha um software específico para isso? Então… seus problemas acabaram!

Você nem precisa ter um software dedicado para gravar vídeos da tela do seu PC. O Windows 10 já conta com um pré-instalado, que é bem simples de usar e resolve bem o problema. Estou falando do Xbox Game Bar (antes Barra de Jogos), que faz parte do sistema operacional e é uma mão na roda para essa tarefa.

Apesar do seu objetivo inicial ser voltado para auxiliar os gamers de computador com algumas tarefas específicas durante a execução de jogos (como, por exemplo, tirar fotos da tela ou gravar vídeos de gameplays), nada impede que você utilize a Xbox Game Bar para outras finalidades cotidianas, tal e como você faria com qualquer outro aplicativo instalado em seu computador.

A única má notícia que eu tenho para contar antes de continuar com este post é que você não vai conseguir gravar a tela inteira do desktop, mas sim apenas uma parte dele. Mas é melhor do que nada.

Dito isso, vamos mostrar como você pode fazer um bom uso da Xbox Game Bar para o dia a dia, incluindo na hora de gravar vídeos dos conteúdos que aparecem na tela do seu computador.

E isso é mais simples do que parece.

 

 

 

Como gravar vídeos da tela do PC com o Xbox Game Bar

 

A partir de agora, mostramos o passo a passo sobre como utilizar a Xbox Game Bar para gravar vídeos dos conteúdos exibidos pela tela do computador.

1. Abra o aplicativo que deseja gravar e, quando sua janela estiver ativa, exiba a Barra de Jogo Xbox pressionando simultaneamente as teclas do Windows e ‘G’ no teclado.

2. A própria barra vai exibir vários widgets flutuantes, correspondentes a várias funções do aplicativo. O que nos interessa é o item Capturar. Se ele não estiver visível, podemos ativá-lo na barra.

3. Em Capturar, podemos iniciar a gravação clicando no botão correspondente, ou pressionando as teclas Windows + Alt + ‘R’ . Se quisermos também capturar nossos comentários pelo microfone, pressionaremos a tecla correspondente, ou a combinação de teclas Windows + Alt + ‘M’ .

4. Durante a gravação, será exibida uma barra flutuante que mostra o tempo de gravação e os controles para interromper a gravação e ativar ou desativar o microfone. Quando terminarmos de gravar o que você quer, basta pressionar o botão ‘Parar’.

5. Imediatamente, uma notificação aparecerá na tela convidando para reproduzir o clipe gravado. Se você clicar nesta opção, vai abrir uma pasta correspondente às capturas de tela realizadas com a Xbox Game Bar, dentro da pasta Vídeos.

 

 

 

Conclusão

 

Não é nada complicado gravar vídeos da tela do seu computador com Windows 10 com a ajuda da Xbox Game Bar. Obviamente, existem ferramentas mais versáteis e completas para realizar esta tarefa. Mas se você acha que não precisa gastar dinheiro em um software dedicado e precisa de uma solução rápida para um momento mais pontual ou para gravações casuais, o recurso apresentado nesse post pode ser de enorme ajuda.


Compartilhe