Compartilhe

O ouro é um dos metais mais preciosos e populares. Muitas vezes está associado a um valor sentimental e afetivo, que normalmente supera o valor da própria peça. Obviamente, não estamos considerando nesta afirmação as exceções óbvias que não precisam ser mencionadas, pois esse não é o objetivo principal desse post.

Fato é que podemos alterar o ouro e sua estrutura para que ele se apresente em diferentes formatos, indo de barras de ouro até alianças, anéis, brincos, pulseiras, abotoaduras e, obviamente, ouro em pó (ou no tamanho de pequenos chocolates M&Ms, como aconteceu na terceira temporada de La Casa de Papel).

Essa modificação do material pode oferecer um nível de inovação que é bem interessante para as mentes mais criativas, e a melhor parte é que você não precisa se desfazer por completo de um item antigo, utilizando o mesmo como matéria prima para uma produção de uma nova peça, com um novo formato, mas mantendo o valor sentimental da peça original.

A transformação do ouro em uma outra joia ou peça é uma alternativa bem interessante para quem quer evitar o investimento em um item novo apenas para seguir as tendências da moda, ou para quem quer presentear uma pessoa especial com uma peça exclusiva. Quem não quer agradar entregando uma unidade de uma peça única, que nenhuma outra pessoa poderá ter?

Sem falar que o processo de modificação de peças em ouro pode ser feito com qualquer pessoa… desde que conte com as ferramentas e habilidades necessárias para realizar tal tarefa. Não nos responsabilizamos pelos resultados que os mais inexperientes podem alcançar, e não recomendamos que as pessoas sem as devidas habilidades executem o procedimento. Se você vai fazer isso, está fazendo por sua conta e risco.

 

 

 

Como modificar o ouro de uma joia para criar outra joia

 

 

Você pode pegar o oro de uma joia e transformá-lo em outro, ou pode utilizar o material de duas peças, combiná-los e criar uma peça completamente nova. Normalmente um um ourives ou uma loja especializada do ramo podem ajudar os mais leigos na missão. Explique em detalhes como você quer a nova joia ou peça com o ouro que você tem. Desenhos e fotos de referência sempre ajudam.

Em termos práticos, o serviço consiste em basicamente derreter a peça original (ou as peças antigas que farão parte da nova joia) e remodelar o ouro fundido com a ajuda de um novo molde. Esse ouro será derretido a uma temperatura de 1.000 graus, o que exige logo de cara que o profissional que vai realizar o serviço conte com equipamentos especializados. Por isso enfatizamos que os usuários mais leigos não devem tentar o processo, a não ser que o mesmo se responsabilize pelos resultados (positivos ou negativos).

O calor que derrete o ouro pode danificar outras pedras que eventualmente podem fazer parte da joia original. Logo, essas pedras devem ser retiradas e aplicadas em uma etapa futura. Depois de moldada a peça, ela precisa ser polida, fazer as eventuais gravações (como nome e data comemorativa, ou algo do tipo) e pronto: o ouro foi modificado para fazer alguém feliz.

 

 

 

Estilo é fundamental para agregar valor

 

 

Um design de joias pode ajudar os usuários que querem uma peça exclusiva, solicitando ao profissional que crie um novo modelo para chamar de seu. Aqui, você terá que levar em consideração que vai ter que colocar a mão no bolso para o desenvolvimento desse design e a criação do novo molde para a fundição do ouro na sua peça exclusiva.

Porém, certifique-se que é possível fazer o serviço que você deseja com o material que tem em mãos, e se os profissionais envolvidos no processo terão condições de executar o serviço exatamente do jeito que você deseja.

Sobre o preço da nova peça, na maioria das vezes ele pode variar para mais ou menos. Apesar do ouro ser o mesmo, se a peça anterior fez parte de uma joalheria famosa, ele perde aquela assinatura, e isso faz com que o item perca valor de mercado. Considere isso na hora de realizar qualquer tipo de modificação nesta peça.

Por outro lado, se a nova joia for produzida em uma joalheira de sucesso, o valor de mercado pode subir. Lembrando que as partes que ficaram de fora do novo item (pedras) podem ser integrados em outros itens (brincos, pulseiras, etc), o que pode agregar valor para essas peças.

Como você pode ver, a modificação do ouro em outras joias ou peças não é um assunto tão complexo, e é mais comum do que se imagina. A alteração dos elementos do metal permitem que o resultado final seja melhorado e ainda mais impactante, dependendo da sua criatividade e da habilidade do profissional que vai trabalhar com esse material.

Uma das alternativas disponíveis no mercado que podem facilitar a sua vida nesse processo de transformação do ouro em uma outra peça é a Lojas Rubi, que desde 1979 oferece os seus serviços dentro do segmento. E nesse momento, a joalheria está oferecendo um desconto para os clientes que realizarem a primeira compra em seu site, com o código de desconto #RB30.


Compartilhe