Compartilhe

O Notion é uma excelente opção para organizar a sua vida pessoal e profissional, pois conta com apps de tarefas, bloco de notas, calendário e outras ferramentas de gerenciamento. É muito versátil, e se tornou ainda mais interessante depois de receber um plano pessoal gratuito e ilimitado.

Nesse post, vamos conhecer um pouco melhor a empresa que desenvolve o Notion e a ferramenta em si.

 

 

 

Do começo

 

 

A Notion Labs, a startup por trás da Notion, foi fundada em 2013 por Ivan Zhao. Tem sede em San Francisco (EUA) e conta nesse momento com 56 funcionários. Seu crescimento foi exponencial, e no final de 2019 a empresa conquistou o seu primeiro milhão de usuários, com uma valorização de mercado de US$ 800 milhões.

Para realizar esse feito, o Notion criou um plano gratuito para estudantes ilimitado, favorecendo assim a educação à distância, além de uma estratégia agressiva com professores de Hardware usando o app para dar aulas, além do plano gratuito para estudante com o domínio .edu.

 

 

A Notion é hoje muito bem valorizada pelos investidores de risco, com investidores que apostaram dinheiro em empresas como Pinterest, Twitter, Uber, Google e Facebook. Some esse capital às receitas das assinaturas pessoais e corporativas, e temos o já mencioando cenário promissor.

 

 

 

O plano pago com blocos ilimitados agora é de graça

 

via GIPHY

 

Pense no Notion como um canivete suíço com todas as ferramentas de produtividade que você usa todos os dias. Normalmente você vai saltando de uma app para outro, ou simplesmente sincroniza dados entre os aplicativos. Agora, imagina que todos os apps se uniram em um só, criando uma macro ferramenta com todas as funções que estão nessas ferramentas.

Isso é o Notion.

Vom ele, você pode criar notas e documentos, wikis, gerenciar projetos e tarefas ou fazer qualquer outra coisa relacionada. O aplicativo funciona em modos online ou offline, onde você pode usar os apps em um local e sincronizar todo o trabalho quando se conecta a uma rede WiFi.

 

via GIPHY

 

Um dos destaques do Notion é a sincronização baseada na nuvem, pois ele pode ser acessado a partir da web, dos apps para Windows e macOS e dos aplicativos para iOS e Android. Você precisa criar uma conta para que a plataforma sincronize tudo nas demais plataformas.

O Notion vai primeiro pedir alguns dados, e oferece a possibilidade de importar documentos de diferentes plataformas. Tudo o que é feito nele pode se manter salvo no app ou ser exportado para diferentes formatos. Sua interface é minimalista, inclusive quando os blocos estão dispostos. Porém, a ferramenta só funciona no idioma em inglês.

Os tais blocos são peças de conteúdo, como um parágrafo, uma foto ou uma tarefa dentro de uma lista de tarefas. Antes, o plano gratuito permitia a adição de até 1.000 blocos. Alcançando esse limite, você só podia seguir usando o aplicativo ou com um plano pago ou apagando blocos.

O novo plano gratuito do Notion permite a criação de blocos ilimitados e adicioanr até cinco colaboradores, mas restringe o tamanho dos arquivos que podem ser enviados a 5 MB. Antes, esse plano custava US$ 4 por mês e era o plano mais barato disponível. Agora, para o nível de uso pessoal, esse plano não tem custo. Já os planos empresariais continuam pagos, já que contam com outras funções incluídas.

 

 

 

O segredo está nos planos

 

O Notion pode ser utilizado de duas formas: do zero ou usando os planos disponíveis na plataforma. É possível ver todos nesse link, e existem planos para tudo. Você pode tentar criar os seus próprios planos com as ferramentas disponíveis.

O Notion permite o compartilhamento de todo o conteúdo com qualquer pessoa, e permite criar espaços de trabalho como cinco membros no plano Pessoal e membros ilimitados nos planos pagos. O aplicativo divide os planos em diferentes categorias: design, educação, engenharia, recursos humanos, marketing, pessoal, gestão de produto, vendas e suporte.

Na categoria pessoal (por exemplo), você tem notas rápidas, tarefas domésticas, listas de tarefas, diário, guia de viagens, Curriculum e até um wiki sobre a sua vida. E usar os planos do Notion é a forma mais simples de começar a trabalhar no aplicativo, indo direto ao ponto.

O ideal é você se permitir e tirar um tempo para experimentar e criar os seus próprios planos e projetos no aplicativo. Mas com as opções pré-definidas na plataforma, você tem mais do que o suficiente para começar sem maiores problemas.

 

 

Acesse | Notion


Compartilhe