Como funciona o Modo Jogo no Windows 11 | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Games | Como funciona o Modo Jogo no Windows 11

Como funciona o Modo Jogo no Windows 11

Compartilhe

O Modo Jogo continua no Windows 11, e nem poderia ser diferente. Uma vez que a nova versão tem elevados requisitos técnicos, se ele ficasse de fora seria algo estranho.

O Windows 11 ainda não está disponível, mas o pessoal do canal Insider já revelou alguns detalhes do Modo Jogo nessa versão. Neste post, vamos nos aprofundar nesses detalhes, relatando o seu desempenho e até tentar fazer um comparativo entre o Game Mode ativado ou desativado no novo sistema operacional.

 

 

 

Antes de começar…

Antes de ver os resultados, vamos dar uma olhada nas especificações técnicas do computador utilizado pelo time do Benchmark para realizar essa avaliação:

  • Windows 11 como sistema operacional.
  • GeForce RTX 3090 placa de vídeo de 24 GB.
  • intel Core i7-10700K em frequências padrão.
  • RAM: 32 GB (2 × 16) DDR4 a 3.600 MHz CL16.
  • MSI MAG Z490 TOMAHAWK: Placa-mãe.
  • Samsung 970 EVO Plus SSD de 1 TB.
  • Dissipador de calor: Kit Corsair iCue H150i RGB PRO AIO.
  • Corsair RM850x Branco 80PLUS Ouro 850W.

Agora que sabemos qual é o computador, podemos falar sobre os primeiros resultados do Modo Jogo no Windows 11. E o #SPOILER aqui é: temos boas notícias.

 

 

 

Melhorou o desempenho do Windows 11

 

 

O Modo Jogo do Windows 11 conseguiu entregar algumas melhorias notáveis no computador que podem surpreender aos usuários mais exigentes, ou daqueles que querem uma ótima máquina para rodar jogos.

Por exemplo, nos testes realizados, o jogo Red Dead Redemption 2 possui uma melhoria de 10 FPS em mídia, além de um aumento significativo na execução do FPS mínimo. E isso entrega um desempenho muito interessante para os jogos.

Nos demais jogos, os ganhos do Modo Jogo são mais discretos, variando entre 1 FPS e 6 FPS a mais em média. Por outro lado, em Far Cry New Dawn, a queda em média é de 1 FPS, mesmo mantendo os mínimos mais elevados.

Ao menos já podemos concluir que o Modo Jogo do Windows 11 ainda não opera milagres como muitos afirmam (ou insistem em afirmar de forma tola), mas a tendência é que, com o passar do tempo, a Microsoft adicione melhorias ao recurso, se tornando uma ferramenta efetiva para o uso diário em diferentes cenários.

Os jogos foram configurados para serem executados em 1080p e em baixa qualidade. Ou seja, essa melhora que o Modo Jogo do Windows 11 pode oferecer é relativa, e seus resultados podem variar quando o usuário utilizar outras resoluções e outros tipos de configurações gráficas.

O que quero dizer com isso? Quero dizer que os usuários podem eventualmente contar com um computador muito mais potente no futuro, uma vez que a tendência é que a Microsoft melhore ainda mais o Modo Jogo no Windows 11, atendendo assim os anseios dos usuários gamer.

Mesmo assim, é até perigoso falar sobre isso, mas o oposto também pode acontecer. Essa é uma parte sensível do software, e qualquer linha errada de programação por parte da Microsoft pode arruinar com o Modo Jogo, e as consequências podem ser catastróficas.

De um modo geral, quem está testando o Modo Jogo no Windows 11 afirma que ele é uma boa alternativa para aqueles gamers que querem alcançar uma pequena melhoria de desempenho, permitindo assim a estabilização dos jogos em 60 FPS ou 30 FPS quando estamos jogando em valores muito próximos a este, o que já é uma vitória para quem possui qualquer computador com essa versão do sistema operacional.

Por outro lado, não espere por um milagre. Se um jogo já não funciona bem em condições normais, ativar o Modo Jogo não fará com que ele funcione bem como um passe de mágica.

 


Compartilhe