Como funciona o modo cinema no iPhone 13 | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como funciona o modo cinema no iPhone 13 | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Smartphones | Como funciona o modo cinema no iPhone 13

Como funciona o modo cinema no iPhone 13

Compartilhe

Uma das principais novidades da nova família de smartphones iPhone 13 da Apple é o novo modo cinema, que promete ir além do modo retrato em vídeo. Ele introduz o foco automática em pessoas e objetos de acordo com o protagonismo que os mesmos possuem em cena, e esse é um avanço considerável para quem quer vídeos mais elaborados com o smartphone da Apple.

Pois bem, Kaiann Drance (vice-presidente) e Johnie Manzari (designer de interface) explicaram em entrevista alguns detalhes de desenvolvimento e funcionamento deste novo modo cinema, além de todos os elementos que a Apple teve que levar em consideração para a sua concepção.

 

 

 

A Apple explica como funciona o seu novo modo cinema

 

Para a Apple, desenvolver o modo cinema foi algo muito mais desafiador que criar o modo retrato, pois o vídeo precisa entregar um volume muito maior de informações sobre a profundidade da cena para que o desfoque de fundo funcionasse quando a câmera estivesse focada em pessoas, mascotes, objetos e outros elementos.

Para isso, os dados precisavam ser processados de forma contínua e em tempo real, ou seja, com tudo em movimento, o que é muito mais complexo. Agora, some esse processamento à qualidade de imagem em Dolby Vision HDR que, neste caso, mesmo limitado ao Full HD, ele precisava ser exibido em preview, durante a filmagem do vídeo, e em tempo real.

Para tudo funcionar, o processador Apple A15 Bionic tem um papel de protagonismo, pois tanto a CPU como a GPU do telefone trabalham o tempo todo, em conjunto com o motor neuronal da Apple. Tudo isso vai analisar as imagens capturadas pelo novo sensor fotográfico estabilizado, aproveitando a luminosidade extra que essa lente vai captar (com abertura f/1.5).

Segundo a Apple, os principais elementos que compõem o modo cinema em seus novos telefones da família iPhone 13 são os seguintes:

  • Reconhecimento e rastreamento de objetos e temas
  • Trava de foco
  • Foco de rack (movimento do foco de assunto para assunto organicamente)
  • Ultrapassagem da imagem e estabilização na câmera
  • Bokeh sintético (desfoque de lente)
  • Modo de edição pós-foto que permite modificar seus pontos de foco
    mesmo depois de fotografar

 

O processador Apple A15 Bionic é o responsável por processar todas as informações contidas na cena em tempo real, segmentando objetos e pessoas e isolando todos os elementos de forma seletiva do fundo da cena (e tudo isso, de novo, exibindo o preview da cena capturada para o usuário). O acelerômetro do iPhone 13 é usado para prever quais são os movimentos que as pessoas capturadas em cena vão fazer.

Na prática, se você está focalizando uma pessoa e decide focar uma segunda pessoa com um movimento leve do smartphone, essa segunda pessoa estará no foco da câmera antes mesmo de você ter finalizado o movimento para focalizá-la com as lentes.

O modo cinema consegue antecipar o que vai acontecer na cena, além de analisar outros fatores de movimento das pessoas envolvidas, como por exemplo para onde a pessoa está olhando, para saber se alguém vai entrar ou não em cena.

É muita tecnologia, minha gente. E é tudo bem louco, se você parar para pensar. Sem dúvida, este é um dos grandes diferenciais do iPhone 13, e é um dos motivos pelos quais pode valer a pena investir tanto dinheiro nele.

 


Compartilhe