Como funciona o Messenger Rooms para chamadas de vídeo com 50 pessoas

Compartilhe

O mundo mudou, e a quarentena forçada resultou em uma mudança drástica em vários de nossos hábitos. Um desses sintomas de mudança foi o surgimento de várias ferramentas de adaptação, e o que mais se potenciou nesse primeiro momento foi a prática das chamadas de vídeo.

O Facebook seguiu os passos dos principais concorrentes no segmento, e apresentou um novo recurso para as chamadas de vídeo em grupo, através do Messenger Rooms. O aplicativo ficou limitado a poucos territórios, mas agora a funcionalidade está liberada no mundo todo.

Por isso, chegou a hora de descobrir como utilizar o Messenger Rooms.

 

 

 

Como usar o Messenger Rooms

 

 

O Facebook anunciou a disponibilidade do Messenger Rooms em escala global, e o serviço se destaca por criar salas de videoconferência com até 50 participantes simultâneos. Nas próximas semanas, mais funcionalidades serão liberadas na plataforma, mas você já pode usar o serviço sem maiores problemas. Basta atualizar a última versão do Messenger, que a mesma tem ativa por padrão a funcionalidade do Rooms.

Para utilizar as videochamadas do Rooms, você precisa atualizar o aplicativo do seu smartphone para a última versão disponível. O recurso está disponível para iOS, Android, Windows e macOS, em todos os aplicativos próprios para o Facebook Messenger. Se um usuário não conta com a última versão do aplicativo, ele não só não pode criar chamadas em grupo com até 50 pessoas, como também não pode participar desse tipo de chamadas.

É uma das formas do Facebook “incentivar” que os seus usuários atualizem o quanto antes os aplicativos da rede social instalados em seus dispositivos.

Uma vez que o aplicativo está atualizado, execute o Facebook Messenger, faça login com o seu nome de usuário e senha e vá na aba Pessoas. Aqui, você encontra uma opção chamada Criar Uma Sala. Uma vez dentro da sala (onde você precisa autorizar o aplicativo para obter as permissões necessárias), já é possível se deparar com a chamada em curso.

 

 

O Facebook então vai permitir que você escolha quem pode entrar em uma sala, com duas opções: as pessoas que contam com link direto para a chamada (contando com uma conta do Facebook ou não) ou apenas as pessoas com conta ativa na rede social. É você quem decide o que vai aceitar. E logo abaixo dessa opção, você tem o botão “Compartilhar Link” para poder convidar quantas pessoas você quer que participem daquela chamada, até o limite de 50 pessoas, incluindo você, na sala de videochat.

Simples assim.

Na chamada de vídeo, você tem as opções mais comuns que podemos encontrar nesse tipo de aplicativos, como a possibilidade de mudar a câmera que estamos usando entre a frontal e a traseira, por exemplo.

 

 

E é isso. Agora você pode criar as suas salas de videochat em grupo com o Messenger Rooms. Vale a pena lembrar que se a opção do Rooms não ficou ativa para você, é porque muito provavelmente o seu smartphone não conta com o aplicativo completamente atualizado, ou porque o Facebook ainda está liberando o recurso para as diferentes contas ao redor do mundo. Lembrando que a rede social já informou que o acesso ao novo recurso é mundial, de modo que nesse momento não deve aparecer problemas para realizar a atualização do aplicativo.

 

 

Via Facebook


Compartilhe