Compartilhe

O cancelamento ativo de ruído é uma tecnologia que já existe faz tempo (foi inventada pelo doutor Amar Bose em 1979) e está em vários lugares. Ele coloca ao seu redor um sistema de isolamento do som ao seu redor (quase) por completo, para assim ter um som mais imersivo.

Por vários anos, marcas como Bose e Senheiser entregavam fones de ouvido com excelentes sistemas de cancelamento de ruído. Com o tempo, outros fabricantes premium de produtos de áudio passaram a oferecer o recurso, que no começo era utilizado para ajudar os pilotos de avião a se manterem concentrados durante os voos.

Lembrando que existe ainda o isolamento de ruído passivo, mas essa ajuda da tecnologia leva os efeitos morais dessa característica para outro patamar.

 

 

 

Como o cancelamento de ruído ativo funciona?

 

 

Os fones que recebem essa tecnologia contam com microfones no seu exterior que medem o som ambiente, gerando uma onda de som (quase) exatamente inversa, produzindo assim o negativo exato em forma de onda sonora, que é praticamente inaudível e se combina com a música que chega até os seus ouvidos.

Estudos já demonstraram que essa onda não é prejudicial, e muitas vezes é recomendada, pois é esse recurso que dispensa a necessidade do ouvido humano ouvir músicas no volume máximo. No caso do cancelamento de ruído passivo, que necessita dos protetores de silicone, a tendência é que você ouça o volume cada vez mais alto para esse isolamento fazer algum sentido.

Pessoas com insônia ou transtornos do sono, ou aquelas pessoas que cresceram em ambientes muito barulhentos em casa, na escola ou no trabalho encontraram um pouco de paz na vida com a tecnologia de cancelamento de ruído ativo.

 

 

 

A mudança do formato

 

 

O tempo passou, e essa tecnologia passou a se fazer presente nos pequenos fones de ouvido in-ear, e não apenas nos headphones grandes com almofadas acolchoadas. Desde 2019 que empresas de tecnologia como Apple, Huawei, Samsung, Philips e outras oferecem os pequenos, porém muito discretos, transportáveis e sem fio fones de ouvido True Wireless, cujo design permite que você insira o acessório dentro do canal do seu ouvido.

No caso do Huawei FreeBuds 3, temos um design aberto, o que impede um isolamento completo do ruído externo. Por outro lado, muita gente gosta desse tipo de fone por não contar com pontas de silicone. Por outro lado, os Apple AirPods Pro se caracterizam pelas inovações nos aspectos de comodidade e facilidade de uso, especialmente se utilizamos esse fone com outros produtos dentro do ecossistema da empresa.

 

 

Em 2020, vamos ter ainda mais modelos de fones de ouvido com cancelamento de ruído ativo, e cada vez mais podemos encontrar modelos mais baratos e de melhor qualidade. Os tão elogiados Redmi AirDots são uma prova cabal do que eu acabei de dizer. Em um futuro não muito distante, os fones True Wireless serão o padrão na indústria, e isso é ótimo em um mundo que, em algumas oportunidades, não quer ficar no silêncio (ou em silêncio).

Nós, do TargetHD.net, vamos continuar a fazer a nossa parte, e seguir publicando diferentes modelos de fones de ouvido para a sua escolha. Opções não faltam. E, para a nossa sorte, a grande maioria de boa qualidade.


Compartilhe