Você está em | Home | Cinema e TV | Como foram criados os efeitos visuais da série “Senna” na Netflix

Como foram criados os efeitos visuais da série “Senna” na Netflix

Compartilhe

A minissérie “Senna”, lançada em 29 de novembro de 2024 pela Netflix, é um marco para o audiovisual brasileiro, pois marca a estreia internacional do estúdio Miagui em efeitos visuais (VFX).

O estúdio com sede em Porto Alegre (RS), foi responsável pelos efeitos visuais de dois episódios, utilizando CGI para recriar cenas icônicas das corridas de Mônaco de 1984 e 1988. O processo levou cerca de um ano e envolveu uma equipe de aproximadamente 60 artistas brasileiros.

Neste artigo, compartilhamos algumas informações sobre esse processo técnico e criativo, com informações a partir de um vídeo publicado recentemente pela produtora.

 

Recriação histórica

A equipe optou por recriar o Principado de Mônaco em CGI, garantindo liberdade criativa sem comprometer a fidelidade histórica.

Mais de 120 prédios e mobiliários urbanos foram digitalmente reconstruídos, o que ofereceu uma nova perspectiva do local para os fãs da Fórmula 1.

Mais de dez carros e seus pilotos foram gerados em CGI com precisão, utilizando referências fotográficas e scans dos protótipos.

O estudo das coreografias das corridas ajudou a deixar a animação criada para essas cenas ainda mais realista.

Um dos maiores desafios foi simular a chuva durante as corridas, exigindo um controle meticuloso dos efeitos naturais para garantir um resultado visualmente convincente.

E quem viu “Senna” na Netflix conseguiu comprovar a alta qualidade do trabalho entregue por esses profissionais. O resultado prático foi muito próximo do que o mundo testemunhou pela televisão nas corridas.

 

Colaboração criativa

Cássio Braga, CEO da Miagui, revelou que participar da produção é a realização de um sonho e uma oportunidade de demonstrar a capacidade criativa do estúdio. A colaboração com “Senna” representa uma importante conquista na trajetória da empresa.

Com uma trajetória de 15 anos, a Miagui já trabalhou com marcas globais como Honda e Ford. A minissérie “Senna” posiciona o estúdio como um dos principais fornecedores de VFX ao lado da Scanline VFX 2.

A minissérie da Netflix retrata as corridas e parte da vida pessoal e relacionamentos afetivos de Ayrton Senna, mostrando como o piloto tricampeão mundial se tornou uma lenda do esporte.

Desde seu lançamento, “Senna” se tornou a série de língua não-inglesa mais assistida na Netflix, com 53 milhões de horas visualizadas em sua primeira semana, sendo essa a maior audiência global da plataforma para uma produção com essas características.


Compartilhe