Faz algum tempo que Elon Musk vem criticando publicamente a OpenAI por abandonar seu propósito inicial de ser uma organização sem fins lucrativos após receber um investimento multibilionário da Microsoft.
Ele afirma que a reestruturação focada em atrair mais investimentos comprometeu sua missão altruísta. E se incomodou tanto com isso, que chegou a pedir na justiça o bloqueio desse processo de reestruturação da OpenAI, argumentando que o modelo lucrativo pode distorcer os valores originais da empresa e eliminar a concorrência no setor de IA.
Pois bem… a OpenAI decidiu reagir… e a resposta foi a mais expositiva possível.
As mensagens internas reveladas pela OpenAI
Em resposta, a OpenAI divulgou mensagens antigas de Musk, que sugerem que ele apoiava a ideia de um braço lucrativo na empresa desde 2015.
Ele teria dito que um modelo híbrido, com fins lucrativos e sem fins lucrativos, seria estratégico para a startup. Ou seja, a OpenAI acaba expondo a contradição das falas do executivo da Tesla no presente em comparação com o seu posicionamento do passado.
Ou Elon Musk mudou de ideia sobre o assunto, ou essa é uma grande #hipocrisia.
O que indicia que o mais provável é a hashtag do parágrafo anterior é o fato de que, em 2017, Musk fundou uma corporação de benefício público em Delaware, em um modelo semelhante ao que a OpenAI busca implementar agora.
Conflito de interesses e tentativas de controle
Musk tentou assumir o controle da OpenAI no passado, alegando que a empresa falharia sem se fundir com a Tesla. Contrariado por não conseguir o seu objetivo, ele deixou a organização em 2018 e fundou sua própria startup de IA, a xAI, em 2023, para competir no mercado de Inteligência Artificial.
Enquanto isso, a OpenAI recebeu cerca de US$ 13 bilhões da Microsoft, mas precisa de novos investimentos para manter sua liderança no setor até 2025, na sua tentativa de se posicionar como “o novo Google”.
Esse projeto está tão em evidência, que o SearchGPT existe. Turbinado pelo ChatGPT, o buscador possui enorme potencial de ameaçar o buscador Google tal e como conhecemos hoje.
A proposta de reestruturação da OpenAI visa atrair mais investidores ao desvincular a empresa de sua estrutura sem fins lucrativos. Porém, as ações de Musk podem atrasar ou impedir esse processo.
Musk também acusou a OpenAI de práticas anticompetitivas, alegando que a empresa busca eliminar concorrentes ao impedir que investidores financiem outras startups de IA.
A disputa entre Musk e a OpenAI é um dos embates legais mais midiáticos do setor de tecnologia, envolvendo o homem mais rico do mundo e uma das principais empresas de IA, com possíveis repercussões para o mercado global de inteligência artificial.
Ainda não está claro qual será o desfecho desse embate e quem será o vencedor dessa batalha de narrativas. O que fica claro é que Sam Altman deu um duro golpe na boca do estômago de Elon Musk.
Mal podemos esperar para ver qual será o próximo golpe desse duelo.
Via OpenAI