Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como fazer uma manutenção eficiente no PC dos parentes durante o final de ano

Como fazer uma manutenção eficiente no PC dos parentes durante o final de ano

Compartilhe

Quando você é o cara que entende de tecnologia na família, você automaticamente se torna o técnico em informática. E da mesma forma que fazemos com os smartphones de todo mundo, temos que dedicar algum tempo para a manutenção dos computadores de nossos amigos e familiares.

Isso normalmente acontece nas viagens de final de ano de muitos leitores, produtores de conteúdo e usuários de computadores. E passou a fazer parte da rotina daqueles que decidem viajar no final de ano, como parte da rotina de férias.

Garantir que os computadores de seus familiares funcionem de forma correta e segura pode ser mais barato que comprar um presente. E para quem vai fazer essa gentileza para o pai ou irmã, veja neste artigo quais são os principais pontos que você precisa focar neste procedimento de manutenção.

 

Verificação de atualizações do Windows e drivers

O Windows atualizado é metade do caminho par ao bom funcionamento do computador.

Aqui, vale aquela boa verificada no Windows Update e, em alguns casos, a busca manual por drivers no site do fabricante.

As atualizações do sistema operacional e dos drivers corrigem bugs, melhoram o desempenho e a segurança do computador.

Updates normalmente incluem patches de segurança que protegem o equipamento contra vulnerabilidades conhecidas, que podem ser exploradas por malwares ou hackers.

 

Revisão dos programas de inicialização

Com o tempo, muitos programas se configuram para iniciar automaticamente com o Windows.

Alguns são necessários, como o antivírus ou drivers de áudio. Já outros só consomem recursos do sistema, atrasando a inicialização e afetando o desempenho geral do computador.

Desabilitar programas de inicialização desnecessários libera recursos de hardware e melhora o tempo de resposta do computador.

 

Desinstalação de bloatware e programas desnecessários

O bloatware, muitas vezes chamado de “crapware” é aquele programa que é pré-instalado pelo fabricante do computador que, na grande maioria dos casos, não é um software útil.

Esse é um problema comum em computadores novos. São programas que ocupam espaço de armazenamento, consomem recursos do sistema e podem até representar riscos à segurança dos dados salvos no computador.

Além disso, com o tempo, os usuários acumulam programas que não usam mais, algo que também acaba impactando na performance do PC.

Desinstalar esses programas libera espaço em disco, melhora o desempenho e simplifica o sistema. O problema é que o seu pai nunca vai saber exatamente o que deve ou não desinstalar.

 

Limpeza de arquivos temporários e do navegador

Os arquivos temporários são criados pelo Windows e por outros programas para armazenar dados por um curto espaço de tempo, e normalmente são excluídos automaticamente pelo sistema operacional.

Porém, isso não é uma regra. Os arquivos de cache podem ser persistentes, e permanecem ocupando espaço em disco se não são removidos automaticamente.

Da mesma forma, o navegador armazena dados de navegação, como cache, histórico e cookies.

Por tudo isso, limpar esses dados libera espaço, melhora a privacidade e pode resolver problemas de desempenho do navegador.

 

Verificação de antivírus e antimalware

Verifique se o antivírus está atualizado e funcionando corretamente, e faça o uso de um bom programa antimalware dedicado para detectar e remover ameaças que estão presentes no equipamento.

Um programa antimalware altamente recomendado é o Malwarebytes que, combinado com um bom antivírus, garantem uma proteção preventiva e proativa maior para a grande maioria dos usuários.

 

Verificação de backups

A perda de dados pode ocorrer por vários motivos, como falhas de hardware, ataques de malware, exclusão acidental ou desastres naturais.

Ter um backup regular dos arquivos importantes garante que, em caso de perda de dados, o usuário possa recuperar seus arquivos e minimizar o impacto do incidente.

É altamente recomendada a configuração de um sistema de backup automatizado para simplificar o processo.


Compartilhe