Início » Dicas, Truques e Macetes » Como fazer uma cópia de segurança completa do WhatsApp

Como fazer uma cópia de segurança completa do WhatsApp

Compartilhe

Perder ou ter o smartphone roubado pode ser um enorme problema para muita gente, especialmente relacionado com os dados do WhatsApp. A maioria das pessoas pode ativar uma cópia de segurança automática para salvar todas as conversas e minimizar as perdas.

Por isso, vamos mostrar nesse post como você pode realizar cópias de todas as suas conversas no WhatsApp, incluindo mensagens, documentos, notas de voz, imagens, vídeos e stickers.

 

 

No Android

Diferente do Telegram, que faz o backup das conversas de forma automática, no WhatsApp é o próprio usuário que precisa fazer isso. Para ativar os backups automáticos na plataforma do Facebook, os passos são bem simples.

Vá até o aplicativo e acesse o menu com três pontos na parte superior direita. Depois, vá em ajustes. Na nova tela que vai abrir, acesse a seção Chats. Dentro da nova lista de opções, vá em Cópia de Segurança.

Se você realizou alguma cópia de segurança, verá a data e a hora desse backup. Na parte inferior, veremos várias opções, e é aqui que você deve configurar as suas preferências de cópia de segurança.

Você pode escolher que a cópia seja local ou na nuvem, em sua conta do Google Drive (esta é a opção mais recomendada). Além disso, você pode escolher a periodicidade da produção do backup automático (diário, semanal, mensal, etc), ou se ele será feito apenas por WiFi (recomendado) ou também por dados móveis, e se o backup também inclui os vídeos (o que aumenta notoriamente o tamanho do backup a ser produzido).

Você só configura tais parâmetros na primeira utilização dos ajustes do backup, e o aplicativo faz a cópia de segurança de forma automática e periódica. E nada impede que você realize uma cópia manual sempre que necessário.

 

 

No iOS

O processo é parecido, mas não é idêntico.

No caso do iPhone, a cópia é feita no iCloud, e os passos iniciais são os mesmos: vá em WhatsApp > Ajustes > Chats e chamadas > Cópia de Chats. Aqui, selecione “Realizar cópia de segurança agora”.

Do mesmo modo que no Android, você pode escolher um horário para o backup automático, e a cópia gerada no iCloud inclui as conversas e todos os arquivos multimídia, e conta também com a inclusão (ou não) de vídeos).

 

 

Salvando os stickers

Para quem quer salvar a sua coleção de stickers do WhatsApp, é preciso realizar um passo prévio antes de executar os dois tutoriais de backup mencionados acima.

Um truque simples para salvar os stickers é criar uma conversa com um número de confiança que vai receber os seus stickers. Uma vez criado o novo chat, você envia todos os stickers que deseja salvar, algo que pode levar mais ou menos tempo em função da quantidade de imagens a serem transferidas.

Uma vez feito isso, você pode realizar os passos de backup das conversas e salvar tudo em sua cópia de segurança. Você pode restaurar a cópia de segurança do WhatsApp criada em seu smartpone, caso você queira migrar seus dados para um novo telefone.


Compartilhe