Como fazer um backup de texto das conversas no WhatsApp

Compartilhe

O maior valor agregado que você pode ter no WhatsApp é os chats ou conversas na plataforma. E isso é meio óbvio, pois estamos falando de um aplicativo de mensagens. Logo, o backup desse item é algo muito importante. Porém… como fazer isso?

Muitos usuários não sabem como respaldar as suas conversas no WhatsApp em um arquivo que pode ser compartilhado por e-mail. Nesse post, vamos mostrar como você pode fazer isso de forma simples, no melhor esquema “faça você mesmo”.

 

 

O backup das conversas no WhatsApp serve para muitas coisas

Ter um registro do que você disse (ou não disse) nas suas conversas do WhatsApp pode ser importante para diversos cenários que não são previstos pela maioria dos usuários. Logo, vale a pena ter um backup dessas conversas, mesmo que seja no seu próprio computador. A medida funciona para tirar você do sufoco em um problema familiar, no trabalho, na escola ou em relações interpessoais.

Por esses (e por outros) motivos relatados no parágrafo anterior, ter uma cópia de segurança das conversas à mão é algo importante, justamente para comprovar que é você quem tem o controle de sua própria narrativa.

E a forma para realizar esse backup é bem simples.

Primeiro, abra o WhatsApp e vá em um chat específico, ou aquele que você deseja realizar o backup como arquivo de texto. Uma vez dentro do chat, selecione as opções (clique nos três pontos na vertical) e selecione o item Mais, o que vai abrir em outro menu, onde podemos ver a opção para exportar o chat. E é aqui que você pode mandar o chat completo para diferentes destinos.

Uma dessas opções é para salvar a conversa no Drive, mas você também pode enviar o conteúdo por e-mail e para o Gmail. Uma vez que você decidir para onde essa conversa vai, basta mandar o conteúdo. Nesse caso, para o seu e-mail, por exemplo.

Por outro lado, da mesma forma que uma conversa no WhatsApp pode comprovar a sua versão da história, essa mesma conversa pode representar uma violação da privacidade da pessoa com quem você está conversando. Ou seja, ao menos que seja um caso de vida ou morte, sempre peça permissão da outra pessoa envolvida na conversa para expor o conteúdo que foi discutido dentro desse espaço virtual.

Seja pela decisão de enviar para outra pessoa ou guardar em diferentes plataformas, todo o chat será salvo como um arquivo de texto com terminação .TXT, que pode ser aberto em praticamente qualquer dispositivo disponível no mercado.


Compartilhe