Como fazer o seu smartphone ler em voz alta o texto exibido na tela | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como fazer o seu smartphone ler em voz alta o texto exibido na tela | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como fazer o seu smartphone ler em voz alta o texto exibido na tela

Como fazer o seu smartphone ler em voz alta o texto exibido na tela

Compartilhe

A tecnologia foi feita para todos, e não apenas para os especialistas. Somos muito diferentes, com características intelectuais e físicas diferentes, e todos precisam ser contemplados com os avanços tecnológicos. Esse é um dos grandes desafios dos desenvolvedores.

As opções de acessibilidade dos nossos smartphones são especialmente pensadas nas pessoas com algum tipo de limitação motora, visual ou de qualquer outra espécie. Esse é um grupo de usuários que se beneficiam muito das melhorias da tecnologia, e os recursos de acessibilidade são verdadeiras portas abertas para um mundo tecnológico que pode efetivamente melhorar a qualidade de vida de muita gente que não tem a chance de vivenciar a liberdade motora da maioria.

Porém, os recursos de acessibilidade podem ser utilizados por qualquer pessoa que queira tornar a sua experiência de uso com o dispositivo tecnológico algo um pouco diferente do convencional, com alternativas mais práticas para as tarefas rotineiras.

Nesse post, vamos mostrar como você pode fazer com que o smartphone leia todo o conteúdo que está na tela. Com esse recurso você pode, por exemplo, ouvir os ingredientes para preparar uma receita ou até escutar esse artigo em voz alta enquanto faz qualquer outra coisa dentro de sua casa ou escritório.

 

 

 

Ler a tela do seu smartphone (ou fazer com que ele leia)

 

No caso do Android, é possível ativar as opções de Acessibilidade para habilitar a leitura de conteúdos da tela em voz alta. É um recurso útil para quem está ocupado, fazendo outra coisa mais importante, mas quer que o smartphone leia o que está acontecendo na tela, como notícias, mensagens e qualquer outro tipo de texto que permite a leitura do conteúdo por parte do telefone.

Pois bem, no Android, você precisa ir até os ajustes de acessibilidade. A localização desse recurso vai depender da capa de personalização presente no seu smartphone, mas o mais comum é que você encontre esse item em Acessibilidade (vá na barra de buscas em Ajustes ou Configurações e procure por esse termo, já que todos os dispositivos com o sistema operacional do Google contam com essa nomenclatura para o recurso).

Uma vez em Acessibilidade, você precisa clicar em “Enunciar Seleção” ou ditar o texto, e ativar a opção. Isso permite que você selecione o texto ou imagem para que o smartphone conte o que está vendo. No caso do Google, o recurso funciona muito bem, pois o controle de voz está muito bem ajustado para ele.

Para habilitar o ditado por voz no iPhone ou iOS, também é preciso ir até as opções de Acessibilidade para selecionar o VoiceOver, a opção da Apple para ler o texto da tela. Nesse item, é possível mudar o tom, a voz e outros elementos dessa leitura. A Apple também tem uma leitura de texto bem natural.

O recurso pode ser desativado seguindo o mesmo processo de ativação, mas no modo inverso. A principal diferença aqui é que, no iPhone, é preciso selecionar o texto que queremos escutar, enquanto que no Android vai aparecer um botão de reprodução tão logo o sistema detecte que existe um texto em exibição na tela.

E é isso. Realize esses ajustes, e você pode ouvir o texto que está na tela do seu smartphone com relativa facilidade. Experimente!


Compartilhe