Compartilhe

Seu smartphone não vai durar para sempre, e não vamos ficar com o dispositivo funcionando o tempo todo, com prazo de validade indeterminado. Isso seria ótimo em vários aspectos, mas a evolução tecnológica é algo inevitável e, em algum momento, vamos precisar realizar a restauração do nosso dispositivo para as configurações de fábrica.

Android e iOS são sistemas operacionais cujas versões contam com prazo de validade. Isso faz parte das respectivas evoluções desses softwares, além de ser uma forma “legal” em forçar os usuários a adquirirem outros dispositivos. E mesmo que Google e Apple neguem isso, essa mecânica pode sim ser considerada uma obsolescência programada.

Mas vamos deixar as questões éticas de lado. A verdade é uma só: em algum momento no futuro, você vai precisar recuperar o dispositivo para as suas configurações de fábrica, seja porque você vai vender ou doar o telefone antigo para alguém, seja porque você vai deixar ele no fundo da gaveta.

E antes de você tomar essa decisão drástica, é preciso realizar uma cópia de segurança dos seus contatos. Afinal de contas, você não quer perder os números de telefone dos seus amigos, familiares, colegas de trabalho, de escola e outros.

E agora? O que fazer?

 

 

 

Você nunca fez uma cópia de segurança da sua lista de contatos?

 

Se caiu neste artigo, é porque muito provavelmente a resposta para a pergunta anterior é SIM. E, lamento em dizer, mas você está fazendo isso errado.

Manter uma cópia de segurança dos dados do seu smartphone é algo muito importante, e não apenas nos casos de venda ou doação do dispositivo antigo, ou para configurar o novo modelo. Você não sabe quando imprevistos bem desagradáveis como perda ou roubo do telefone podem acontecer.

Sem falar que o seu dispositivo pode simplesmente dar problemas “do nada”, ou quando você abre aquele site suspeito e faz o download de algum arquivo que instala um malware ou qualquer outra ameaça virtual desconhecida.

Logo, aproveite esta oportunidade que a vida (e o TargetHD.net) está oferecendo, e reveja conceitos práticos no uso do seu smartphone. Abrace o bom hábito de manter um backup de todos os seus contatos, antes que o pior aconteça.

Por isso, nesse post, vamos mostrar como é possível realizar uma cópia de segurança dos contatos armazenados na agenda do seu smartphone com os sistemas operacionais Android e iOS (iPhone).

 

 

 

Como fazer backup de seus contatos no Android

 

 

1) Entre no aplicativo Contatos e toque no ícone das três linhas horizontais localizadas no canto superior esquerdo.

2) Quando o menu de opções aparecer, abra o item Configurações.

3) Em seguida, procure pela opção Exportar e clicar nela. Em seguida, uma janela pop-up deve aparecer na qual você pode selecionar as contas nas quais deseja salvar os números de telefone.

4) Escolha local do download do arquivo VCF. Toque na opção Salvar e escolha a pasta.

5) Entre no aplicativo Google Drive e selecione Upload. Agora, navegue até a pasta onde você salvou o arquivo VCF.

6) Selecione o arquivo e comece a enviá-lo para sua conta do Google Drive. Com isso você fez um backup dos contatos armazenados no seu smartphone Android.

 

 

 

Como fazer backup de seus contatos no iPhone

 

 

1) Você precisa ter o backup do iCloud habilitado para que seus contatos possam ser visualizados no computador. Para ativá-lo, vá em Ajustes do iPhone, clique no seu nome na parte superior, e depois em iCloud. Ative o item mudando a sua chave de status.

2) Vá para iCloud.com do seu PC e entre com a conta da Apple do seu iPhone. Agora clique em Contatos.

3) Vá para Configurações e clique em Selecionar tudo no menu. Todos os contatos serão selecionados.

4) Vá em Configurações novamente e selecionar a opção Exportar vCard. Salve o arquivo no seu computador.

5) Então, vá para o Google Drive no navegador, clique em Novo > Arquivo. Escolha o arquivo VCF salvo no computador, e pronto: backup realizado com sucesso.


Compartilhe