TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como extrair imagens de um documento do Word | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como extrair imagens de um documento do Word

Como extrair imagens de um documento do Word

Compartilhe

Eu mesmo tive que fazer isso algumas vezes.

Você recebe um documento do Word com uma ou várias imagens, precisa extrair essas imagens desse documento para usar em um post no blog ou um outro artigo qualquer, e o software da Microsoft oferece “algumas dificuldades” para cumprir com essa tarefa.

Para extrair várias imagens inseridas em um documento do Word, é preciso utilizar uma dica um tanto quanto engenhosa, mas altamente eficiente. E a ideia aqui é realizar o processo da forma menos dolorosa e traumática possível (e, ao mesmo tempo, acessível para qualquer usuário).

Neste post, vamos mostrar as diferentes opções disponíveis para extrair imagens de um documento do Word. E todas as formas apresentadas aqui vão levar para o mesmo resultado.

Vale a pena reforçar que o que queremos aqui é extrair várias imagens ao mesmo tempo de um único documento do Word. Se você quer salvar apenas uma imagem, o software da Microsoft permite que isso seja feito de forma direta no menu contextual do aplicativo.

 

 

 

Extraindo imagens de um documento .docx

Você sabia que um documento em .docx é, na verdade, um arquivo comprimido no formato .zip?

Pois é. Dentro desse .zip, são salvos todos os elementos necessários para compor o documento em texto.

Com isso em mente, faça o seguinte:

  1. Abra o Explorador de Arquivos e selecione o arquivo .docx que você deseja extrair as imagens.
  2. Modifique a extensão desse documento .docx para .zip.
  3. Faça a descompressão do arquivo .zip normalmente.
  4. Depois, entre nas pastas Word > Media que foram criadas a partir da descompactação do arquivo .zip.
  5. Dentro da pasta Media, estão os arquivos das inseridas no documento. Use as imagens da forma que você quiser.

Se você quiser voltar a ter o documento do Word original, basta renomear novamente o arquivo .zip para a extensão .docx. Simples.

 

 

 

Extraindo imagens de um documento .doc

O .docx é a extensão padrão do Word desde 2007. Porém, não é muito difícil encontrar por aí arquivos com a antiga extensão, a .doc. E, infelizmente, não podemos usar o método do segmento anterior com esse tipo de arquivo.

Mas sempre existe um jeito para solucionar alguns problemas da humanidade. Faça o seguinte:

  1. Abra o arquivo .doc no Word.
  2. Com o documento aberto, vá em Arquivo > Salvar como.
  3. Selecione a opção para salvar como uma página da web (.htm ou .html).
  4. Escolha o nome do novo documento e a pasta onde ele será armazenado, e confirme as alterações.
  5. Abra o Explorador de Arquivos do Windows e encontre a pasta onde você salvou este novo arquivo.
  6. Na pasta onde você escolheu salvar o arquivo .html também foi criada uma pasta como mesmo nome que você escolheu, com o complemente _arquivos. Basta acessar o conteúdo dessa pasta, pois todas as imagens do documento original estarão devidamente salvas.

Vale lembrar que a segunda dica também funciona se enviamos o documento .doc para o Google Docs e escolhemos a opção para Salvar Como página .html (completa). A diferença é que será gerado um arquivo .zip que será salvo em seu computador. Então, basta extrair esse arquivo, e a pasta com as imagens anexadas será criada.

Outra alternativa para salvar as imagens de arquivos com extensão .doc é abrir o documento no Word e salvar como .docx para repetir os passos do primeiro processo. E também é possível usar a técnica da página web em um arquivo .docx sem maiores problemas.

Ou seja, dá para usar os dois métodos nos dois formatos. Dependendo da sua estratégia, um caminho pode ser mais rápido (e simples) que o outro. Mas os resultados alcançados serão os mesmos.


Compartilhe