Como expandir o armazenamento do PS5 com um SSD M.2 | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como expandir o armazenamento do PS5 com um SSD M.2 | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como expandir o armazenamento do PS5 com um SSD M.2

Como expandir o armazenamento do PS5 com um SSD M.2

Compartilhe

Você, feliz proprietário de um PS5, chegou a sua vez.

A Sony liberou a tão esperada atualização de software do PS5 que libera o suporte para a expansão de armazenamento interno do console através de uma unidade SSD M.2 que pode ser adquirida em qualquer lugar. Algo muito necessário para um console que só suporta 800 GB de dados.

Neste post, vamos deixar as instruções básicas para aqueles usuários que desejam realizar a tarefa com suas próprias mãos. Lembrando sempre que é mais que recomendado que você utilize um SSD tecnicamente compatível com as necessidades de execução dos jogos para obter a melhor experiência possível.

 

 

 

Os requisitos do SSD para PS5

Como eu disso antes, não é qualquer SSD PCIe M.2 que é compatível com o PS5. A exigência da Sony é para uma unidade Gen4, por conta de alguns jogos que demandam uma grande largura de banda de dados, com velocidade de leitura superior a 5.500 MB/s.

Também é altamente recomendado que você instale um dissipador de calor no SSD, apenas para garantir um melhor desempenho com os jogos mais exigentes. A própria Sony recomenda isso, bem no modo “é melhor prevenir do que remediar”.

A seguir, os requisitos mínimos exigidos pela Sony para o SSD que pode ser instalado no PS5:

SSD compatível com PS5
InterfacePCI-Express Gen4x4 compatível com M.2 NVMe SSD (chave M)
Armazenamento250 GB a 4 TB
Tamanho compatível2230, 2242, 2260, 2280, 22110
Largura com dissipador de calorAté 25 mm
Comprimento com dissipador de calor30/40/60/80/110 mm
Espessura do dissipador de calorAté 11,25 mm (até 8 mm do painel superior, até 2,45 mm do painel inferior)
Velocidade de leitura sequencial5.500 MB / s ou mais (recomendado)
Tipo de conectorConector 3 (chave M)

 

 

 

Como instalar a unidade SSD no PS5

 

 

O processo é bem simples. Quem já instalou um SSD no notebook ou desktop não terá dificuldade alguma em realizar o procedimento. Tudo bem, não é tão simples como instalar a unidade de expansão de armazenamento do Xbox Series, mas em compensação a economia neste caso será considerável.

Faça o seguinte:

  • Colocamos o console de cabeça para baixo e pressionamos para que o case saia. 
  • Assim, podemos ver o ventilador, o leitor Blu Ray (no modelo com leitor, obviamente) e o protetor SSD.
  • São várias medidas e o que devemos fazer é retirar o parafuso que está em uma das pontas e colocar a arruela no ponto que corresponde ao nosso SSD.
  • Colocamos o SSD e colocamos o parafuso para prendê-lo.
  • Colocamos novamente o protetor do aparelho, aparafusamos e fechamos a caixa.
  • Ligue o console e realize o procedimento de formatação do SSD. O PS5 vai oferecer uma estimativa de velocidade de leitura e vai informar se a unidade está adequada para o uso com o videogame.
  • Por fim, vá até Configurações > Armazenamento para definir em qual unidade os novos jogos serão instalados (unidade interna do PS5 ou o SSD M.2 que você acabou de instalar).

 

 

 

Vale a pena?

É importante pontuar aqui que, neste caso, você não pode remover o SSD instalado no PS5 para instalar em outro console. A experiência prática é semelhante ao de um computador ou notebook: uma vez instalado, não pode ser retirado. Algo compreensível, já que o objetivo em adotar essa solução não é exatamente tornar essa unidade como um armazenamento móvel.

Neste momento, um SSD Gen4 é bem caro, o que pode distanciar muita gente deste tipo de expansão. Por outro lado, por não ser um formato proprietário de armazenamento, você pode escolher uma marca ou capacidade que custe menos caro, e o seu preço tende a cair agora que é possível utilizar esse hardware no PS5.

De qualquer forma, vale a pena sim adotar essa alternativa, principalmente quando pensamos no volume de dados que os jogos do PS5 exigem. Espaço livre de armazenamento nunca é demais em um videogame de nova geração.

 


Compartilhe