Como exibir uma aba do Google Chrome na sua TV

Compartilhe

O Chromecast não serve apenas para transmitir para a TV vídeos do YouTube e da Netflix. Também podemos enviar conteúdos a partir do tablet ou do computador, e até mesmo ver sites exibidos nos navegadores Chrome na tela da televisão.

Isso pode ser muito útil para os usuários domésticos que querem acompanhar conteúdos que não são nativamente compatíveis com o Chromecast na TV, como (por exemplo) o Facebook. Também é um recurso válido para profissionais que querem realizar demonstrações ou exibições de sites, projetos e apresentações em uma tela maior, durante uma reunião presencial.

Nesse post, vamos explicar como você pode enviar qualquer site que você acessa no Google Chrome para o Chromecast. Inclusive esse post que você está lendo nesse momento.

 

 

 

Como enviar o conteúdo de uma aba do Chrome para o Chromecast

 

 

Antes de qualquer coisa, é importante você ter instalado no seu computador uma versão recente do Google Chrome, mais precisamente o Chrome 72 ou posterior, garantindo a compatibilidade do navegador web com esse recurso. Além disso, é preciso (obviamente) ter a TV com um Chromecast conectado. Nesse caso, qualquer modelo serve, mas as versões mais recentes (Chromecast 2 e 3) oferecem uma melhor conectividade. Por fim, tanto o computador como o Chromecast precisam estar conectados na mesma rede WiFi.

Com todos esses pré-requisitos cumpridos, você já está em condições de transmitir as abas do seu navegador web para a TV ou outra tela de grandes dimensões que recebe o Chromecast.

O processo para realizar a conexão é bem simples. Basta seguir esses passos:

 

1) Quando você está na página que deseja enviar para a TV, vá para o menu do Chrome (os três pontos na vertical no canto superior direito).
2) No meio do menu, você encontrará a opção Enviar ou Transmitir.
3) Clique nesse item, e vai aparecer uma pequena janela que vai indicar quais são os dispositivos dispositivos disponíveis que você tem conectados à rede WiFi, onde você deve ver o seu Chromecast.
4) Clique no nome do dispositivo que deseja aderir ao seu computador.

 

 

Se tudo deu certo, você vai ver a janela aberta no Chrome na tela do seu navegador. enquanto isso, no navegador, vai aparecer um símbolo de tela azul na barra superior do lado esquerdo, indicando com aquela tela do navegador está em retransmissão para uma tela com um Chromecast conectado.

 

 

Você pode realizar o mesmo procedimento com os vídeos, que serão exibidos tanto na tela do televisor como na do computador, mas o som só será reproduzido na TV. Também é possível enviar a tela do desktop do computador para o Chromecast, seguindo o mesmo processo descrito acima, mas com algumas pequenas diferenças no procedimento.

Abaixo do nome do Chromecast que está na mesma rede, é possível ver uma pequena aba deslizável que indica se você está enviando para a TV uma aba do Chrome, um arquivo ou o desktop, ou seja, toda a tela do computador.

De acordo com a opção escolhida, você vai ver apenas o navegador ou todo o computador na televisão. Tal procedimento pode ser realizado com equipamentos com os sistemas operacionais Windows, macOS ou Chrome OS. Para desconectar os dispositivos dos Chromecast, o processo é o mesmo: Menu > Enviar ou Transmitir e clicar no nome do dispositivo para desconectar e suspender o envio das imagens.


Compartilhe