Compartilhe

Os jogos em MS-DOS são verdadeiros clássicos da nostalgia, que merecem ser aproveitados por gamers das antigas e das novas gerações. E hoje temos milhares de jogos que podemos jogar de graça, de forma legal e realizando ajustes bem simples nas configurações.

Nesse post, vamos mostrar as formas disponíveis para você rodar esses jogos no Windows 10, em uma mecânica que não exige muitos conhecimentos informáticos sobre o processo.

 

 

 

Jogos MS-DOS em modo local

 

 

Existem algumas formas para rodar o MS-DOS no Windows 10, mas não são tão práticas assim. Sem falar que é um sistema operacional mais complicado de se utilizar para os menos experientes (modo texto, no lugar de interface gráfica).

O mais adequado é você instalar o FreeDOS, software livre que é um MS-DOS melhorado e totalmente compatível com os softwares da lista. Outra alternativa é utilizar uma máquina virtual para instalar o sistema operacional das antigas e seus jogos.

Porém, a forma mais prática para rodar o MS-DOS em PCs de 2020 ainda está nos emuladores. Uma das referências no setor é o DOSBox, que cria um entorno de usuário similar ao DOS em computadores modernos. É um software livre, gratuito e multiplataforma (Windows, Linux, macOS, FreeBSD, etc).

Outras alternativas são o  Bochs ou o DOSEmu, que funciona melhor nos sistemas GNU/Linux. O Magic DosBox é um port do DOSBox que funciona muito bem nos smartphones e tablets com Android. De qualquer forma, basta instalar qualquer um desses emuladores, realizar as configurações e carregar os jogos.

 

 

 

Onde encontrar os jogos?

 

 

A grande maioria dos jogos MS-DOS estão fora de catálogo, mas ainda contam com proteções comerciais. Usar esses jogos sem permissão expressa é algo ilegal, pois são jogos protegidos de copyright. Legalmente, tais softwares hoje são reconhecidos como Freeware, mas cabe a cada um decidir se vai correr o risco legal ou não.

A seguir, um alista de sites onde você pode encontrar os jogos do MS-DOS disponíveis para download:

 

Abandonia.

Abandonware Dos.

RGB Classic Games.

GamesNostalgia.

MyAbandonware.

 

 

 

Jogos MS-DOS online

 

 

É a forma mais simples para jogar os games do MS-DOS, dispensando a necessidade de instalação do sistema operacional ou emuladores, ou mesmo o download de jogos. Tudo é executado em um navegador web.

Ainda que existem páginas que permitem o uso e até o compartilhamento nas redes sociais, um nome se destaca em relação aos demais: Internet Archive, a biblioteca digital sem fins lucrativos, dedicada à preservação de arquivos e conteúdo. O site tem o melhor catálogo de jogos MS-DOS da internet.

O Internet Archive já contava com um grande catálogo por conta de um projeto específico chamado eXoDOS, que compilava os jogos de DOS (tanto os primeiros da era IBM PC como produções independentes mais recentes), mas o acervo foi atualizado em outubro de 2019, alcançando assim mais de 2.500 jogos.

São jogos de todos os gêneros, e podem ser jogados gratuitamente em um navegador web compatível com o DOSBox. Os principais navegadores são compatíveis com ele de forma nativa.

A base de dados do Internet Archive oferece vários filtros por tipo de jogo ou ano de publicação, ou uma busca direta pelo nome do jogo. Basta clicar no jogo do seu interesse e o programa faz o download dos elementos necessários, os metadados do jogo e emulador, além dos próprios arquivos.

Levando em conta a sua facilidade de acesso, execução, pequeno tamanho e baixo consumo de recursos, você pode rodar jogos do MS-DOS com facilidade nesse método. Ignore os gráficos e o som (era o melhor que a gente tinha nos anos 80) e aproveite os jogos do MS-DOS.


Compartilhe