Como executar aplicativos antigos no Windows 10 2004

Compartilhe

O Windows 10 2004 não foge à regra de ter como ponto crítico a execução de aplicativos antigos, o que é um problema para ambientes profissionais e corporativos, o que impede uma migração de equipamentos para novas versões dos sistemas operacionais.

A Microsoft se esforça em manter a retro compatibilidade de software no desenvolvimento do Windows 10, o que é bem lógico quando pensamos na estratégia de oferta de atualização gratuita a partir do Windows 7 e Windows 8.1. O resultado é que boa parte dos aplicativos pensados nessas versões mais antigas também funcionam no Windows 10.

Mas nem todos funcionam como padrão, muito menos aqueles programas pensados especificamente para sistemas operacionais antigos. E se esse é o seu caso, temos nesse post alguns métodos alternativos que podem resolver o problema.

 

 

 

Configurações de compatibilidade

 

O Windows 10 possui um modo de compatibilidade para executar aplicativos antigos. Você pode acessar esse modo seguindo os passos abaixo:

1) Clique com o botão direito no ícone de um programa ou no arquivo .exe do mesmo e acesse o item Propriedades no menu que vai aparecer.
2) Clique na aba Compatibilidade.
3) No modo de compatibilidade, escolha a versão do sistema operacional onde o aplicativo funciona sem problemas, indo do Windows 95 até o Windows 7.

 

A ferramenta também possui um assistente que verifica os melhores valores de compatibilidade para cada aplicativo, e opções como modo de cores e resoluções reduzidas também estão disponíveis.

 

 

 

Execute o app como administrador

 

A maioria dos aplicativos desenvolvidos para Windows XP precisam ser executados em modo de administrador, algo que não está disponível como padrão pois pode ser uma péssima ideia se um aplicativo malicioso assumir o controle de todo o sistema operacional a partir do controle de conta do usuário. Logo, você precisa conceder determinadas permissões antes de tentar esse modo no Windows 10.

1) Clique com o botão direito do mouse no ícone do programa ou do seu executável .exe de um aplicativo.
2) Execute o aplicativo como administrador.

 

 

 

Controladores sem assinatura ou de 32 bits

 

O Windows 10 64 bits exige controladores com assinatura de 64 bits. Algo extremo se você usa um PC relativamente novo com BIOS UEFI, uma vez que o objetivo aqui é melhorar a segurança e a estabilidade do sistema, ao mesmo tempo que impede a instalação de controladores ou drivers sem assinatura.

Se você realmente precisa executar um aplicativo antigo que precisa de controladores de 32 bits, pode fazer isso com os passos abaixo:

1) Mantenha pressionado o CAPS LOCK enquanto reinicia o sistema operacional.
2) Uma vez reiniciado o computador, você vai entrar em um modo especial do Windows 10.
3) Então, selecione Solucionar Problemas > Opções Avançadas > Configurações de Início.
4) Reinicie o sistema para então desabilitar o uso obrigatório de controladores assinados.

 

 

 

Máquinas virtuais

 

 

O Windows 7 Professional contava com um recurso chamado Modo Windows XP, que era uma versão 100% funcional do sistema operacional, que funcionava de forma virtual e atuava como forma para executar alguns programas mais antigos dentro do Windows 7.

O Windows 10 não conta com esse modo, mas podemos obter o mesmo resultado através da virtualização de software, instalando os sistemas operacionais mais antigos nessa virtualização.

 

 

 

Softwares de 16 bits

 

Apps de 16 bits não funcionam nas versões de 64 bits do Windows 10, por pura ausência de compatibilidade. É raro que você precise usar apps tão antigos, mas se precisar, faça isso no Windows 10 com 32 bits, que conta com essa capa de compatibilidade.


Compartilhe