Início » Dicas, Truques e Macetes » Como evitar ser espionado pela câmera do smartphone?

Como evitar ser espionado pela câmera do smartphone?

Compartilhe

Se você é uma pessoa um pouco mais preocupada com as questões de privacidade e segurança de seus dados (e quem não está), com certeza já se perguntou se a webcam do seu notebook ou se a câmera frontal do seu smartphone podem espionar você sem o seu consentimento ou conhecimento.

Como ainda existem algumas dúvidas junto ao grande grupo de usuários, vamos fazer a nossa parte, e oferecer algumas respostas. Neste post, vamos explicar se essas câmeras podem espionar os usuários, e o que podemos fazer para evitar isso.

 

 

 

Podem me espionar pela câmera do smartphone?

 

 

De acordo com diversos especialistas de segurança:

 

“Se um determinado equipamento tiver uma câmera embutida, é possível que alguém – seja o governo de uma nação ou um adolescente de 19 anos com conhecimento suficiente – possa acessar para espiá-lo. usuário a qualquer momento.”

 

Traduzindo: sim, você pode ser espionado a qualquer momento, pelas câmeras do smartphone, do computador, do notebook ou de qualquer dispositivo que conte com um sensor dessa categoria.

 

 

 

Como podem me espionar?

 

 

Através de softwares maliciosos que são instalados no seu smartphone sem você saber, ou até mesmo com o seu consentimento (pois você não sabe que aquele programa é um spyware). Por isso, é fundamental ter o bom senso de não instalar qualquer aplicativo no telefone, principalmente quando ele provém de uma fonte ou origem duvidosa.

 

 

 

Como saber se estão espionando você pela câmera do smartphone?

 

É difícil indicar um método infalível para detectar a prática. Mas alguns fabricantes de smartphones estão entregando soluções que podem ajudar nessa detecção.

Por exemplo, a Apple deixa a indicação com pontos de cores diferentes na área de notificações, e o usuário sabe o tempo todo quando a câmera ou o microfone são utilizados por algum aplicativo em segundo plano.

Já quem tem uma câmera pop-up pode saber quando a câmera é acionada, já que o mecanismo será acionado e, obviamente, você vai ver esse sensor, mesmo que de forma breve.

 

 

 

Cuidado com as permissões

 

Você pode verificar nos smartphones Android quais são os aplicativos que contam com o acesso à câmera e ao microfone do dispositivo. Basta ir em Configurações > Aplicativos > Permissões.

Verifique na lista se existem aplicativos de procedência duvidosa com acesso a esses elementos. Se tal app não tem motivos para acessar a câmera, remova este item imediatamente.

 

 

 

Como evitar a espionagem pela câmera do smartphone?

 

 

O Google Play Protect analisa todos os aplicativos presentes na App Store, mas não de fontes desconhecidas. E é quando instalamos aplicativos de fora da loja oficial do Google que abrimos as portas para spywares.

Logo, a melhor forma para evitar a espionagem em seus dispositivos eletrônicos é não instalando nenhum aplicativo de fora da Play Store, ao menos que você realmente saiba o que está fazendo e conheça a procedência do aplicativo, sob sua responsabilidade.

Também vale a pena adotar algumas práticas preventivas, tais como:

 

  • Não faça nada sem conhecimento.
  • Certifique-se de aplicar todas as atualizações de aplicativo e sistema operacional.
  • Embora eles não sejam 100% confiáveis, você deve instalar um antivírus em seu computador para ajudar a se proteger.
  • Tenha cuidado com os aplicativos que você instala e as permissões que você concede a eles, mesmo quando eles vêm da Google Play Store.
  • Desconfie de links e anexos que chegam por e-mail, SMS e outros canais, com aplicativos de mensagens instantâneas.

 

Como último recurso, você pode restaurar o seu smarpthone para as suas configurações de fábrica, caso não se sinta seguro se realmente eliminou o aplicativo espião. Antes, faça uma cópia de segurança dos seus conteúdos pessoais. É uma solução definitiva, que elimina todas as possíveis dúvidas.


Compartilhe