TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como evitar que tenham acesso às suas conversas no WhatsApp | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como evitar que tenham acesso às suas conversas no WhatsApp

Como evitar que tenham acesso às suas conversas no WhatsApp

Compartilhe

Pode parecer óbvio o que vou escrever no começo desse post, mas… espionar o WhatsApp alheio é algo ilegal.

Porém, como nem todo mundo entende isso, só nos resta a opção de estabelecer barreiras para evitar ser espionado no WhatsApp. Existem algumas formas para estabelecer uma maior segurança em relação à sua privacidade dentro do aplicativo de mensagens instantâneas, e vamos mostrar algumas delas neste post.

O mais importante aqui é ter a consciência que cabe a cada um estabelecer os limites do outro em relação às nossas comunicações online. Não dá para esperar o bom senso do próximo, e uma rede social ou plataforma como o WhatsApp tem o mesmo conceito da sua casa: entra quem quer, e é você quem escolhe com quem vai conversar e, principalmente, se os conteúdos da conversa ficarão apenas e exclusivamente com as pessoas envolvidas.

 

 

 

Como evitar que espionem o seu WhatsApp

A primeira coisa que você deve fazer para proteger a sua privacidade no WhatsApp é fechar todas as sessões ativas no WhatsApp Web. Pode ser que, por algum motivo, você iniciou uma sessão do app de mensagens no computador e não esqueceu de fechar. E, nesse momento, alguém pode ter acesso às suas conversas e você nem sabe.

Para consultar se você tem sessões ativas do WhatsApp em outros dispositivos, entre nos Ajustes do app de mensagens instalado no seu smartphone, acesse o item Dispositivos Vinculados e, se tiver alguma sessão ativa que você não se lembra de ter iniciado, encerre todas as sessões ativas.

O método do WhatsApp Web é o mais comum e é praticamente único para a prática de espionagem no aplicativo de mensagens. Mas nenhum dispositivo é seguro, e talvez seja necessário submeter o smartphone para uma verificação em busca de malwares.

Também é de fundamental importância atualizar o WhatsApp para a última versão disponível (ou seja, a mais recente), tanto no Android como no iPhone, justamente para proteger o app de falhas de segurança que podem ser exploradas pelos criminosos cibernéticos.

 

 

 

Impedindo que vejam o conteúdo de suas conversas no WhatsApp a partir do smartphone

Aqui, é simples: não empreste o seu smartphone para ninguém.

Mas se as coisas não são simples assim na sua vida, ao menos proteja o WhatsApp com a identificação biométrica ou senhas. Dessa forma, ninguém vai poder entrar no app, sob nenhuma circunstância, impedindo o acesso às conversas.

Também é possível ativar o bloqueio automático de aplicativo, que pode ser bloqueado tão logo ele entra em segundo plano. Quando o WhatsApp se tornar necessário, uma senha ou a identificação biométrica (facial ou pela digital) será necessária para voltar a ter acesso às conversas.

O mundo perfeito pede o uso dos dois tipos de proteção: a identificação biométrica do smartphone como um todo e a do próprio WhatsApp. Se por um acaso a primeira barreira for superada, existe o segundo sistema para impedir o acesso às conversas.

Faça o seguinte:

  • No Android: Ajustes > Conta > Privacidade > Bloqueio com a digital > Desbloquear com a digital.
  • No iOS: Configurações > Conta > Privacidade > Bloqueio de tela > Solicitar Face ID/Touch ID.

Feito isso, ninguém que não tenha a sua digital ou o seu rosto consegue acessar o WhatsApp. Porém, é fundamental que você configure o bloqueio do aplicativo como IMEDIATAMENTE, pois só neste caso você poderá bloquear o app de mensagens tão logo ele se coloque em segundo plano no seu smartphone.

Como dica final, vale a pena mudar de tempos em tempos a senha de segurança do seu WhatsApp, caso você esteja desconfiado que alguém conseguiu de alguma forma as suas credenciais ou alguma forma de acessar as suas conversas na plataforma.

Não precisa mudar a senha todos os dias ou todas as semanas. Pode fazer a mudança quando você entender que ela é necessária, sem estabelecer um intervalo regular para a alteração. O mundo ideal pede que você não fique com a mesma senha por mais de 12 meses, o que é considerado razoável para estabelecer uma boa janela de tempo para proteção do acesso ao aplicativo.


Compartilhe