smartphone

O verão chegou. Enquanto amantes e detratores ficam postando mensagens inúteis nas redes sociais, é fundamental falar sobre as consequências em nossos dispositivos eletrônicos e smartphones resultantes das elevadas temperaturas.

O que podemos fazer para evitar danos em nosso smartphone por causa do calor?

 

 

Condições externas

 

smartphone pegando fogo - Como evitar que seu smartphone esquente demais no verão

 

O primeiro ponto chave é o mais evidente, pois abarca tudo o que é relativo aos agentes externos, ou seja, pelo calor em si.

 

Não deixar o smartphone no sol

Meio óbvio, mas nunca é demais lembrar: Não deixe seu dispositivo exposto em longos períodos ao sol ou outra fonte de calor. Na praia ou piscina, guarde o smartphone e deixe o dispositivo na sombra. Também evite deixar o telefone no carro por horas em um dia de calor.

 

 

Condições internas

 

Aqueles cenários que podem fazer com que o dispositivo fique quente demais por si, que não dependem de fatores externos para isso, mas se somados a eles, tornam o cenário ainda mais grave.

 

Dá um tempo!

Qualquer dispositivo eleva sua temperatura com o uso. Somado à alta temperatura ambiente, quanto mais desempenho exigimos, mais quente ele vai ficar. Logo, é altamente recomendado reduzir o brilho da tela e evitar executar apps mais exigentes em dias de calor. Ou simplesmente deixe de usar o smartphone por algumas horas, e vai assistir um filme.

 

Feche aplicativos

Feche todos os aplicativos em execução em segundo plano, pois alguns deles geram muitos processos que, ao consumir RAM, podem aumentar a temperatura do dispositivo.

 

A recarga, uma importante questão

Cuidado com as recargas de bateria. Tanto se você vai recarregar pela rede elétrica, como quando você vai usar um dos dispositivos como power bank para carregar o outro. Além disso, verifique se o carregador não está com defeito, pois isso pode fazer com que o telefone fique ainda mais quente.

 

 

E se o smartphone ficou quente?

 

tela alta temperatura iphone - Como evitar que seu smartphone esquente demais no verão

 

Se depois de tudo isso o seu smartphone está prestes a explodir, não entre em pânico. Há algumas medidas que podem ser tomadas para baixar a temperatura rapidamente, evitando danos.

Se a tela do dispositivo indica a mensagem de superaquecimento, retire o case e a película (se tiver), e desligue o dispositivo imediatamente.

O próximo passo é aproximar o dispositivo de uma fonte de frio, que deve ser seca, como um ar condicionado ou um ventilador. Nunca coloque o smartphone na geladeira ou congelador, sob o risco de sofrer danos irreparáveis no dispositivo.

Por fim, alguns aplicativos podem ajudar no ajuste de alguns parâmetros internos como a bateria e o processador. Porém, esses apps só estão disponíveis no Android. Ou seja, se você tem um iPhone, vai ter que resolver o problema com os conselhos acima, que são muito eficientes.