TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como evitar que o teclado virtual do smartphone comece a corrigir palavras em outro idioma | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como evitar que o teclado virtual do smartphone comece a corrigir palavras em outro idioma

Como evitar que o teclado virtual do smartphone comece a corrigir palavras em outro idioma

Compartilhe

Admita: não é insuportável começar a escrever uma frase em português do Brasil no seu smartphone e, do nada, o teclado virtual começa a redigir palavras em espanhol?

Muitos usuários passam por esse drama todos os dias, e buscam por uma solução para esse mal. O sistema de autocorreção de palavras dos softwares de teclado nos smartphones é um ótimo recurso… quando ele funciona como deveria. Ninguém pediu para esse tipo de software começar a mudar o idioma da redação do usuário. Fato.

Neste post, vamos mostrar como você pode impedir que o aplicativo de teclado instalado em seu smartphone modifique o idioma de redação de forma automática e contra a sua vontade.

 

 

 

Desativando a autocorreção no Android

O grande problema do sistema operacional Android neste caso é a enorme variedade de softwares de teclado virtual disponíveis para esse sistema operacional. Ou seja, temos diferentes formas para resolver este problema. Mas em linhas gerais, a solução sempre passa pelo sistema de correção automática do software.

Os passos a seguir podem variar de acordo com o programa de teclado que você tem instalado no seu smartphone. Mas em linhas gerais, o procedimento é semelhante em todos eles.

Neste exemplo, vamos mostrar o passo a passo utilizado para desabilitar o sistema de correção automática de palavras no Gboard, o teclado padrão do Google, que tende a ser o software mais utilizado pelos usuários de smartphones Android ao redor do mundo:

  1. Entre nos Ajustes do smartphone, tocando no ícone de roda dentada.
  2. Entre em Ajustes do Sistema, Teclado ou Idioma (o termo pode variar, dependendo da interface Android e do aplicativo de teclado virtual que você tem instalado no seu dispositivo).
  3. Agora, entre no item Teclado e Método de Entrada. Depois, toque na opção GBoard (ou o nome do outro teclado que você decidiu instalar no seu smartphone).
  4. Selecione a opção de Correção Ortográfica.
  5. Por fim, desative o item de Autocorreção.

 

 

 

Desativando a autocorreção no iPhone

No iOS, o processo para desativar o sistema de autocorreção do teclado é muito mais simples do que o procedimento a ser realizado nos smartphones Android, uma vez que o teclado é, de forma majoritária, aquele que acompanha o iPhone de fábrica. E como o sistema operacional é o mesmo para todos os dispositivos, o procedimento também não encontra variações no seu passo a passo.

É claro que existem outros teclados disponíveis para o iPhone, incluindo o já mencionado GBoard do Google e o SwiftKey da Microsoft. Se você instalou um desses dois teclados (ou algum outro software compatível com o iOS), basta seguir os procedimentos similares ao que mostramos para a remoção do recurso no Android, e tudo vai dar certo no final.

Mas se o teclado ativo no iPhone é o teclado padrão da Apple, faça o seguinte para remover o recurso de autocorreção de palavras:

  1. Entre nos Ajustes do iPhone.
  2. Acesse a opção Geral > Teclado.
  3. Procure pela função de Autocorreção e desative esse item.

Pronto. Nunca mais você vai começar um texto em português do Brasil e, por causa do uso ocasional de um termo como “force feedback”, o teclado vai mudar para o inglês contra a sua vontade.

Pelo fim do inglês desnecessário nos softwares de teclado dos smartphones.


Compartilhe