TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como evitar que o Google Fotos estrague as imagens que você armazena na nuvem | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como evitar que o Google Fotos estrague as imagens que você armazena na nuvem

Como evitar que o Google Fotos estrague as imagens que você armazena na nuvem

Compartilhe

Entenda isso, de uma vez por todas: nenhum serviço está 100% livre de problemas ou falhas.

Não importa se estamos falando aqui da Apple, do Google, da Amazon ou das Organizações Tabajara. Toda e qualquer empresa de pequeno, médio ou grande porte pode apresentar problemas em seus produtos e/ou serviços e, dessa forma, você pode ter sérios problemas com os conteúdos nele armazenados.

Neste caso em especial, o problemático da vez é o Google Fotos, um dos serviços mais populares da gigante de Mountain View, que está danificando algumas fotos armazenadas na galeria de imagens.

Neste artigo, vamos entender melhor o que está acontecendo, e quais são as providências que você pode tomar para minimizar o estrago.

 

Fotos armazenadas, mas que se tornaram inúteis

Eu bem entendo como pode ser algo decepcionante saber que as fotos que você salvou no Google Fotos com tanto amor e carinho podem estar danificadas porque a plataforma de armazenamento de imagens na nuvem não fez direito o seu trabalho.

Por outro lado, a culpa pode muito bem ser sua também, uma vez que confiou em armazenar todas as fotos em um único serviço, sem realizar um backup físico ou em outra plataforma online. Se é tão importante para você, é seu dever procurar um Plano B para não perder nada.

De qualquer forma, a boa notícia é que o problema dessa vez não envolve perdas de dados ou um hackeamento de conta. E esses dois incidentes são muito piores que fotos armazenadas com anormalidades.

O que está acontecendo aqui é que alguma coisa está muito errada no Google Fotos, o que está resultando em danos em algumas imagens armazenadas na galeria. Ou seja, você registra a foto, que é enviada automaticamente para o serviço de armazenamento na nuvem e, uma vez que o upload é concluído, a imagem é armazenada com algum tipo de erro ou falha.

O problema é misterioso, mas está afetando a um grande grupo de usuários que observa as suas imagens mais antigas (principalmente) armazenadas dentro da plataforma totalmente danificadas, e isso pode ser um problema que só vai se tornar maior para o pessoal de Mountain View.

Na prática, as fotos afetadas pela falha aparecem com determinadas imperfeições ou com uma qualidade de imagem muito ruim. No final das contas, diferentes imagens armazenadas no Google Fotos estão com problemas, em um evento que é totalmente aleatório e sem qualquer tipo de explicação satisfatória ou minimamente racional por parte do Google.

 

O que pode estar acontecendo?

Enquanto o Google não se pronunciar oficialmente sobre o assunto, vamos ter que trabalhar no campo das suposições e teorias. O que vou escrever a partir de agora não necessariamente significa que é uma resposta oficial sobre a questão, mas sim uma teoria de quem suspeita sobre o que pode estar ocorrendo em Mountain View sobre esse tema.

Logo, não tenho muitas responsabilidades sobre as teorias que vão sair da minha cabeça a partir de agora sobre esse tema. Mas ainda entendo que falar alguma coisa é melhor do que ficar calado. E o Google (pelo menos por enquanto) se silenciou sobre o assunto.

Dito isso, suspeito que a falha que está acabando com as fotos armazenadas no Google Fotos neste momento está diretamente relacionada com a compressão das fotos, seja no aplicativo para dispositivos móveis, seja no servidor do serviço de armazenamento de imagens.

Em algum ponto desse processo, alguém dentro do Google cometeu um erro de programação ou otimização, e isso fez com que o Google Fotos começasse a destruir as imagens registradas e enviadas pelos usuários na plataforma. É claro que o tamanho do prejuízo neste caso pode variar de acordo com o indivíduo que está utilizando a plataforma, mas é quase certo que um número considerável de pessoas vai ficar insatisfeita com isso o que está acontecendo.

De qualquer forma, vamos tentar achar um pouco de alento naqueles que não contam com o mesmo conhecimento técnico que eu e você. Muito provavelmente aquela sua tia lá do interior que só queria guardar de recordação as fotos daquele batizado do último final de semana devem estar se perguntando se vale a pena utilizar o Google Fotos depois desses problemas.

 

Como salvar as suas fotos preferidas no Google Fotos

Antes de continuar, preciso deixar o registro que, pelo menos até o presente momento, não registrei problemas nas fotos que estão armazenadas na minha conta principal do Google Fotos. Aliás, nenhuma das contas Google que possuem imagens armazenadas na nuvem não apresentaram qualquer tipo de anormalidade até agora.

Porém, não sou eu que vou ignorar que o problema existe. Não sou parâmetro para determinar se algo está ou não acontecendo em larga escala, e o meu papel neste blog é sempre tentar ajudar ao maior número possível de usuários.

Dito isso, é importante que você saiba que existe sim algumas formas para você nunca mais perder uma foto na sua galeria de imagens online, e o Google Fotos é uma ferramenta muito competente para alcançar esse objetivo.

E é muito importante que você saiba qual é a forma correta para trabalhar com o Google Fotos, pois o armazenamento de imagens e vídeos na nuvem permite que você libere espaço de armazenamento no seu smartphone, algo que é fundamental para muitos usuários que contam com dispositivos com 128 GB de armazenamento.

Por isso, entendo que vale a pena ajudar aos mais leigos sobre o procedimento correto para enviar as fotos armazenadas no smartphone para o Google Fotos. Lembrando sempre que os resultados do armazenamento de imagens na plataforma também podem variar de acordo com o valor do plano que você está pagando no serviço. Quanto mais caro você paga, maior é o seu espaço disponível para salvar conteúdos na nuvem.

Dito isso, para salvar todas as suas fotos armazenadas no smartphone, é preciso habilitar o recurso de cópia de segurança. Para isso, faça o seguinte:

  1. Abra o Google Fotos em seu smartphone.
  2. Toque na sua foto de perfil no canto superior direito.
  3. Selecione a opção “Ativar backup”.
  4. Escolha entre armazenar as imagens com a qualidade original (mais espaço) ou economizar armazenamento reduzindo-o.
  5. Clique em “Confirmar” para iniciar.

O procedimento para o backup ou cópia de segurança de imagens no Google Fotos é simples e prático a partir de qualquer dispositivo, e usuários com diferentes níveis de conhecimento podem realizar o procedimento de forma simples, prática e intuitiva.

Com o tempo, qualquer pessoa pode salvar as suas fotos sem maiores complicações. E com a prática, é possível desenvolver o hábito diário em realizar backups diários dessas imagens e, por conta disso, não perder nenhuma imagem que você registrou no smartphone.

Ah, sim, claro… estamos esperando que o Google entregue uma solução sobre os problemas detectados no Google Fotos. Seria péssimo ver as imagens da minha mãe parecendo um quadro exótico do Romero Britto.


Compartilhe