Como evitar que aplicativos menos usados ​​consumam dados
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como evitar que aplicativos menos usados ​​consumam dados

Como evitar que aplicativos menos usados ​​consumam dados

Compartilhe

Ter muitos aplicativos instalados no smartphone também significa ter muitos aplicativos que não utilizamos. E isso pode ser um grande problema para o usuário com o passar do tempo, já que são apps passivos que podem consumir dados de forma silenciosa.

Isso é péssimo, não apenas por causar sustos na conta de telefonia móvel no final do mês, mas também na queda do desempenho do dispositivo como um todo. Por isso, é importante você detectar o problema e saber o que fazer para resolvê-lo.

Então, vamos ver neste post como detectar aplicativos não utilizados que podem consumir dados do seu smartphone.

 

 

 

Aplicativos que funcionam em segundo plano

O fato de um aplicativo ficar instalado no seu smartphone não quer dizer que ele vai ficar parado e sem fazer nada. Vários aplicativos instalados no dispositivo estão atuando em segundo plano neste exato momento, e se você não se der conta disso, os problemas de consumo vão aparecer.

Detectar quais são esses programas é algo fundamental. Você pode até ficar com esses apps instalados no telefone, mas certifique-se que eles ficarão inativos em segundo plano. Desabilite cada um deles manualmente para evitar que o problema se perpetue.

 

 

 

As permissões influenciam no consumo de dados?

Isso é algo que boa parte dos usuários não se dá conta.

Em algum momento, vamos instalar um aplicativo mais malicioso que pode solicitar permissões que são desnecessárias e, ao mesmo tempo, acabam consumindo mais dados de internet que o necessário.

Por isso, revise as permissões dos aplicativos para detectar quais são aqueles que devoram os dados de forma silenciosa, inclusive quando não utilizamos esses apps. Se o consumo for exagerado ou se a procedência do aplicativo é duvidosa, não hesite em remover este aplicativo do seu smartphone.

 

 

 

Como evitar esse consumo silencioso de dados?

O Android 11 conta com uma nova função que pode evitar esse consumo silencioso de dados por aplicativos inativos. A eficiência pode variar de acordo com as capas de personalização dos fabricantes, mas em regra geral, o procedimento tem o mesmo funcionamento para todos.

O novo recurso está no gerenciamento de permissões dos aplicativos, e basicamente revoca todas as permissões do app quando o mesmo não é utilizado por meses.

Para isso, faça o seguinte:

  1. Pressione e segure o ícone do aplicativo do qual você deseja limitar os dados
  2. Selecione o botão “Informações”
  3. Agora vá para a seção “permissões”
  4. Deslize a tela para baixo
  5. Ative a função “Remover permissões se o aplicativo não for usado”

 

 

 

Use o método tradicional

Se você ainda não tem o Android 11 no seu smartphone, o único meio que você tem para restringir o consumo de dados dos aplicativos no dispositivo é verificando o quanto cada software consome.

Para isso, você precisa acessar o item de configurações de consumo de dados móveis, desabilitando o uso dos dados em segundo plano Dessa forma, você evita também que os aplicativos que não são utilizados utilizem a rede de internet de forma não autorizada.

Faça o seguinte:

  1. Pressione e segure o ícone do aplicativo do qual você deseja limitar os dados
  2. Selecione o botão “Informações”
  3. Agora vá para a seção “uso de dados”
  4. Desative a função “usar dados em segundo plano”

 


Compartilhe