Compartilhe

As atualizações para o Windows 10 viraram uma verdadeira aventura típica da franquia de filmes Missão: Impossível. E eu consigo imaginar o Tom Cruise atualizando o seu computador com o tema do filme tocando no fundo. E boa parte dos usuários do sistema operacional da Microsoft se sente hoje como o Ethan Hunt tentando escalar o Edifício Petronas.

Não dá para entender por que a Microsoft não consegue mais se entender com as atualizações do Windows 10. O programa Insiders claramente fracassou, pois os problemas e erros após os updates continuam. Mas o que é o mais sério de tudo isso é que algumas falhas presentes nos softwares de atualização fornecidos pela gigante de Redmond podem eliminar todos os dados armazenados no equipamento, no lugar de resolver os problemas existentes.

 

 

 

O problema agora está na ferramenta de criação de mídia

 

O Media Creation Tool (MCT) ou Ferramenta de Criação de Mídia é um software desenvolvido e fornecido pela Microsoft que entrega ao usuário um maior poder de customização na hora de instalar uma versão limpa ou atualização do Windows 10, já permite a escolha de opções específicas para realizar o update ao seu gosto.

Por exemplo, o MCT permite que você escolha entre manter todos os seus arquivos e aplicativos no computador, realizando apenas a substituição dos arquivos relativos ao sistema operacional, mantenha apenas os seus arquivos pessoais, eliminando os aplicativos previamente instalados no equipamento, ou que nada fique armazenado no computador, removendo programas instalados e aplicativos pessoais.

 

 

O problema é que a Ferramenta de Criação de Mídia, por algum motivo que até agora não foi explicado (e a Microsoft precisa vir a público para se explicar, apesar de já informar que vai lançar uma correção para essa falha no começo de dezembro de 2020), não está permitindo que as duas primeiras opções sejam selecionadas pelo usuário, deixando apenas a terceira (que elimina tudo do computador) ativa.

 

 

Não é preciso imaginar o caos que tal falha está gerando nos computadores ao redor do mundo, com vários usuários correndo o risco de perder conteúdos importantes e até o trabalho de uma vida inteira porque a Microsoft não conseguiu detectar a existência desse problema antes.

 

 

 

Como resolver o problema?

 

Se você instalou o Windows 10 October 2020 Update no seu computador e realizou esse processo de instalação ou atualização através do Media Creation Tool, é quase certo que você vai perder todos os seus dados. E, sinceramente… eu não gostaria de estar no seu lugar nesse momento.

A boa notícia é que ainda existe uma esperança de solução que pode ser adotada antes que o pior aconteça. O principal efeito colateral desse procedimento é que o equipamento obrigatoriamente vai voltar para a versão anterior o Windows 10. Mas é melhor isso do que perder tudo o que você tem armazenado no equipamento, não é mesmo?

Para realizar o procedimento, siga os passos abaixo:

1) Acesse “configurações”, “atualização e segurança” e “atualização do Windows”

2) Vá para a opção chamada “ver histórico de atualizações”

3) Selecione “desinstalar atualizações”

4) Agora, encontre a atualização chamada KB4562830 no painel de controle

5) Selecione o pacote de atualização e clicar em “desinstalar”

6) Reinicialize o sistema

 

 

Via BleepingComputer


Compartilhe