TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como evitar o burn-in na tela do smartphone | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como evitar o burn-in na tela do smartphone

Como evitar o burn-in na tela do smartphone

Compartilhe

Ter um smartphone com tela AMOLED tem vantagens e desvantagens. As principais vantagens do material é a melhor qualidade de imagem e maior economia de bateria. A grande desvantagem é que esse material é mais suscetível ao efeito burn-in ou tela queimada.

Isso acontece quando os pixels ou pontos de luz da tela são submetidos ao desgaste contínuo em determinadas áreas de tela. Isso pode acontecer de várias maneiras, tais como linhas ou imagens persistentes na interface de usuário, ou através da descoloração de cores.

Neste post, vamos mostrar como você pode reduzir as chances de produzir o efeito burn-in nas telas AMOLED dos smartphones.

 

 

 

Não tenha uma imagem fixa

Essa é a principal medida que você pode tomar para evitar o burn-in no seu smartphone. Ter uma imagem persistente na tela por muito tempo pode resultar nos danos aos pixels na tela AMOLED. Mudar as imagens exibidas no dispositivo o tempo todo com o uso normal do telefone é o que evita esse efeito.

 

 

 

Abandone a barra de navegação

Nos smartphones Android, algumas interfaces adotam a barra de navegação fixa na parte inferior do dispositivo. Essa barra, que normalmente é exibida na cor branca, entra na regra de imagem fixa ou persistente do item anterior. O ideal mesmo é remover essa barra e adotar o novo sistema de navegação por gestos.

 

 

 

Evite as cores claras

Quanto maior a quantidade de elementos em cores claras no sistema operacional, ícones, fontes e outros detalhes estéticos e/ou visuais, maiores são as chances do efeito burn-in aparecer no seu smartphone. Use fundos de tela com diferentes cores e troque essas imagens regularmente. A regra vale também para a barra de navegação do Android.

 

 

 

Ajuste o brilho de tela

O mundo perfeito pede neste caso que você utilize o smartphone com o brilho no mínimo na maior parte do tempo, algo que é difícil para quem passa o dia inteiro fora de casa, principalmente nos dias de sol forte. Então, ative o recurso de brilho automático para que o telefone faça o ajuste de brilho por você sempre que for necessário.

 

 

 

Use o Modo Escuro

Quem tem um smartphone com tela AMOLED tem também o uso do Modo Escuro como algo quase obrigatório, e acabou de encontrar mais um motivo para adotar esse esquema visual. Além da redução do consumo de bateria do dispositivo, você também reduz as chances de ter uma tela queimada, já que vários elementos do sistema operacional ficarão na cor preta.

 

 

 

Ajuste o tempo de espera

Outro bom conselho a ser adotado é configurar o tempo de ativação da tela de bloqueio ou standby do smartphone. O ideal é que esse tempo seja o menor possível, evitando assim a retenção de imagens no dispositivo, ou a exibição persistente de uma imagem por um longo período de tempo, uma vez que a tela é desligada mais rapidamente.

 

 

 

Conclusão

Como eu disse no começo do post, essas são dicas para EVITAR que o efeito burn-in apareça na tela AMOLED do smartphone Android. Isso não quer dizer que você está imune ao problema, pois ele é muito característico das telas com este material. Mas ao menos vai levar mais tempo para a anormalidade aparecer no seu dispositivo.


Compartilhe