A Microsoft introduziu uma função de armazenamento reservado para a próxima versão do Windows 10 (versão 1903), para garantir que as atualizações sejam completadas sem problemas.

Para dar prioridade para esse armazenamento reservado e posterior atualização do sistema, tudo o que está nesse espaço (arquivos temporários, caches e similares) serão eliminados. Se você não tem espaço em disco suficiente, inclusive depois disso, a atualização vai ocupar qualquer outro espaço livre disponível nas unidades de armazenamento.

Serão pelo menos 7 GB reservados para essa função. Pode até melhorar os updates, mas em alguns equipamentos será um problema justamente pelo pouco espaço naturalmente disponível para qualquer tipo de dado.

 

 

Como evitar o armazenamento reservado no Windows 10

Você até pode reduzir esse espaço reservado se você remover características opcionais ou idiomas que serão instalados. Mas não será possível desabilitar o recurso de forma transparente, ou pelo menos nesse momento. E você terá que apelar par ao registro do Windows para desabilitar por completo a funcionalidade.

Siga esses passos:

1. Abra o comando Executar com as teclas Windows + R
2. Digite REGEDIT e pressione ENTER
3. No editor do registro do Windows, navegue até a rota:= “HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\ Microsoft\Windows\CurrentVersion\ReserveManager”.
4. Dê um duplo clique em ShippedWithReserves e mude o seu valor hexadecimal de 1 para 0.
5. Saia do registro e reinicie o computador.

Mais uma vez, recomendamos que você faça uma cópia de segurança prévia do registro antes de mudar qualquer tipo de parâmetro.

Lembrando que a nova função de armazenamento reservado só está disponível (por enquanto) nas compilações de teste para Insiders para a próxima atualização de primavera. Logo, não verá o recurso em versões estáveis anteriores, mas é provável que a Microsoft a atualize antes de disponibilizar a versão final de primavera (Windows 10 1903).

Tal dica pode ser útil no futuro quando a versão final chegar ao mercado. E se você tem espaço de armazenamento suficiente, esquece tudo o que eu escrevi nesse post.