Como evitar danos na tela OLED do seu smartphone Motorola

Compartilhe

A tela é um dos elementos mais importantes do seu smartphone. É por ela que você visualiza os conteúdos multimídia, interage com o sistema operacional, insere os dados de uma conversa ou formulário e mantém a sua interação nas redes sociais. Por isso, várias tecnologias estão em constante implementação nesse item.

Não importa se a tela do seu smartphone é com OLED, AMOLED, IPS ou outro tipo de material. É quase certo que você vai encontrar uma qualidade de imagem minimamente aceitável. Até mesmo os modelos de entrada mais recentes contam com telas decentes. Seu telefone tem que ser muito ruim para a tela entregar um resultado desprezível nos dias de hoje.

Mas nem toda a tecnologia disponível no mundo pode impedir que uma tela de um bom smartphone não apresente problemas. E um dos problemas mais comuns dos telefones da Motorola com telas AMOLED ou OLED é o efeito de “tela queimada”.

 

 

 

Tela queimada? O que é isso?

 

 

Eu sabia que você ia fazer essa pergunta…

Os smartphones da Motorola com telas AMOLED ou OLED, pela própria natureza dos materiais, podem ter seus pixels queimados com o passar do tempo. Isso é algo “normal” dessa tecnologia de tela, e acontece quando uma imagem fica muito tempo estática e em exibição na mesma, como por exemplo no relógio do modo Always On, ou os ícones de sinal e notificações na parte superior.

Não adianta você reclamar com a Motorola sobre esse problema. É uma característica desses tipos de tela, e a única coisa que você pode fazer é prevenir (que é sempre melhor que remediar).

A forma mais eficiente para fazer isso é, obviamente, evitando que os elementos gráficos fiquem estáticos por muito tempo. E nada melhor que usar um protetor de tela para realizar essa tarefa.

 

 

 

Qual protetor de tela usar?

 

 

A dica a seguir não serve apenas para os smartphones da Motorola. Qualquer telefone que conta com uma tela AMOLED ou OLED deve usar um protetor de tela animado para evitar que os pixels da mesma fiquem queimados.

Um protetor de tela modifica o tempo todo o que é exibido na mesma, o que evita que a tela grave as informações dos gráficos. Os telefones da Motorola contam com diferentes protetores que podem ser ativados em diferentes situações, como um recurso nativo do seu software.

Os demais fabricantes de smartphones também contam com os seus respectivos protetores de tela, mas você pode encontrar esses itens com facilidade na internet. Mas falando especificamente da Motorola, vamos mostrar como ativar os seus protetores de tela nativos.

 

 

 

Como ativar?

 

1) Entre nos ajustes do seu smartphone da Motorola

2) Toque no item Tela

3) Selecione o item Avançado

4) Entre em Protetores de Tela

5) Selecione o item Protetor de Tela Atual

6) Escolha entre os fundos de tela disponíveis, e dê preferência para aquele que oferece cores e movimentos na tela.

7) Agora, escolha as regras do protetor de tela, definindo quando ele vai ficar ativo (quando o smartphone for recarregado, quando você conectar o smartphone ao dock de recarga, ou desativado; obviamente, vamos descartar a última opção).

 

Feito isso, o protetor de tela com múltiplas cores vai entrar em ação, de acordo com as regras que você ativou nas configurações previamente mencionadas, evitando assim que a sua tela sofra de pixels queimados pelas imagens estáticas.


Compartilhe