Compartilhe

Nem tudo o que é dito na internet é verdade. E esse não é o primeiro post que eu escrevo sobre fake news. Mas eu vou continuar a insistir nesse tema, pois entendo que informação é poder. E é fundamental que os leigos saibam identificar claramente uma notícia falsa para reduzir as chances de serem enganados.

 

 

Busque fontes confiáveis

A procedência da informação é o básico para detectar uma fake news. Procure veículos sérios e renomados do jornalismo (por mais que alguns idiotas digam que um determinado veículo tradicional é um lixo). Evite site que não estão respaldados por um grande meio de comunicação, ou que podem publicar qualquer dado. Não confie em veículos sem jornalistas profissionais, e verifique a data da notícia em diferentes fontes.

 

 

Não confie no WhatsApp

Desconfie de memes e das redes sociais. A tia do ZapZap não sabe mais do que um jornalista profissional, e as redes sociais são as principais fontes de fake news nesse momento.

Procure não confiar de forma cega para notícias recebidas via Facebook, Twitter ou WhatsApp e, em caso de dúvidas, não compartilhe a informação com terceiros. Cuidado com memes, fotos e textos compartilhados de forma livre por essas vias, e observe o perfil das contas que compartilham tais informações.

Outra dica importante é consultar sites especializados em fact checking, que verificam uma informação com uma busca aprofundada de dados, autenticando se uma notícia é autêntica ou não.

 

 

Use o senso comum

É a base para não cair em uma fake news.

Para isso, é preciso desenvolver um pensamento crítico, algo que, infelizmente, não está ao alcance de todos. Analise os termos, a forma de escrita e, principalmente, o quão crível é uma informação que você recebe nas redes sociais. Se questione constantemente para analisar a mensagem.

Com o tempo, você vai identificar padrões e indícios que ajudam a identificar as notícias falsas. Ou pelo menos vai saber quais ferramentas usar para buscar a verdade, confirmando ou desmentindo aquela informação.

 

 

Não compartilhe as fake news

Algo que o bom senso e a honestidade que cada pessoa deveria ter se aplica nessa decisão.

Muitas pessoas se organizaram para compartilhar fake news na internet. São criminosos e desonestos. Logo, não compartilhe uma informação que desperta em você dúvidas. Compartilhar uma notícia falsa não ajuda a ninguém.


Compartilhe