TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como evitar a morte prematura da bateria do seu smartphone | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como evitar a morte prematura da bateria do seu smartphone

Como evitar a morte prematura da bateria do seu smartphone

Compartilhe

As principais marcas de smartphones já sabem que um dos aspectos mais valorizados pelos seus clientes é a capacidade de bateria. Porém, é difícil evitar a degradação desse item com o uso constante do dispositivo.

De tempos em tempos, publicamos algumas dicas e truques para reduzir essa degradação durante o uso da recarga rápida do smartphone, além de enfatizar por que é perigoso deixar o telefone carregando em 100% o tempo todo.

De forma resumida: é ruim deixar o telefone sempre carregando a bateria em 100%, e é pior deixar o telefone zerar por completo sempre. Mas em alguns casos, deixar o dispositivo desligar sozinho pode ser algo positivo para aumentar a vida útil da recarga.

 

 

 

Evitando o estresse da bateria deixando descarregar por completo

Cada fabricante lida com a situação da degradação da bateria do seu jeito.

A Apple, por exemplo, introduziu uma função de otimização de bateria no iOS 13, desacelerando a recarga do iPhone e mantendo o processo em 80% para evitar a sobrecarga de energia.

Ou seja, é melhor fazer várias cargas de bateria por dia do que deixar o telefone carregando durante a noite. Também se recomenda manter a autonomia de uso entre 80% e 20%, deixando que a bateria se descarregue por completo de vez em quando para calibrar os seus sensores.

Outros conselhos devem ser adotados para evitar a degradação de bateria, mas eu tenho quase certeza de que você e a maioria dos usuários de smartphones já ouviu essas dicas, mas simplesmente ignoram essas dicas. Seja pela comodidade, seja pela desatenção ou até mesmo pela preguiça em ter tantos cuidados com o caro dispositivo.

Um dos aspectos que precisam ser considerados nessa equação da degradação da bateria é a temperatura do dispositivo.

Vivemos em um país tropical, e em algumas regiões a temperatura pode alcançar os 40 graus com relativa facilidade.

A dica aqui é evitar que o seu dispositivo ultrapasse a casa dos 35 graus durante a recarga de bateria ou com o uso simples. E a mesma regra vale para quem decide usar o telefone na praia, naquele dia perfeito de sol forte: isso também pode resultar em um superaquecimento dos componentes internos, e é a bateria quem mais sofre com isso.

A boa notícia aqui é que o próprio smartphone alerta o usuário nos casos de superaquecimento dos componentes internos. Dessa forma, você fica sabendo que o dispositivo está ultrapassando a temperatura ideal e, dessa forma, pode tomar providências sobre o assunto.

 

 

 

Se o telefone esquentar demais… o que eu faço?

Primeiro, resista ao quase incontrolável desejo de colocar o smartphone dentro do congelador. Isso não vai ajudar.

Se você percebeu que o seu smartphone está realmente muito quente, a primeira coisa que você deve fazer é desconectar o dispositivo da tomada. Depois, deixe o gadget em um lugar com pouca luminosidade ou mais fresco para que a temperatura interna caia naturalmente.

Nem pense em colocar o telefone em locais próximos da água, pois a umidade vai aumentar a sua degradação. Também tome um certo cuidado com as grandes variações de temperatura (saindo de um ambiente com mais de 40 graus para outro com temperaturas abaixo de zero em um curto espaço de tempo), pois tal comportamento pode fazer com que os componentes internos acabem variando a sua condição física rapidamente, o que também gera a degradação dos componentes internos.

Por fim, sempre ajuda ter um bom cabo de recarga, um local plano e longe do sol e realizar pequenas recargas diárias com uma descarga por completo pelo menos uma vez por mês sempre serão medidas preventivas que resultam em uma maior vida útil da bateria do seu smartphone.

Adote essas práticas no seu dia a dia, e a bateria do seu smartphone certamente vai durar bem mais.

Confia!


Compartilhe