Conseguir a paz no WhatsApp é uma missão bem complexa, mas algo possível. Para isso, você precisa renunciar a algumas coisas que, no meu caso, são dispensáveis e até mesmo abusivas.
A melhor coisa que aconteceu na minha vida foi remover o status online do WhatsApp. Não ter que dar satisfação para os meus contatos ou ter que responder naquele mesmo momento em que recebo a mensagem não só foi sinônimo de paz de espírito, mas respeito à minha privacidade.
Se você ainda tem dúvidas de que vai encontrar o nirvana do universo conectado ao desativar o status online do WhatsApp, continue a ler este artigo, pois estou pronto para lotar a sua mente de argumentos que defendem essa decisão.
Os benefícios de remover o status online do WhatsApp
Ao ocultar seu status online, você pode se conectar ao WhatsApp sem a pressão de responder imediatamente a mensagens. É você quem escolhe quando vai responder ao seu parente, amigo ou contato comercial.
Isso permite que você tenha um controle maior sobre suas interações, evitando a sensação de obrigação que muitos usuários sentem ao estar visíveis online.
Sério… não ter que lidar com essa pressão é algo simplesmente maravilhoso.
O estado online no WhatsApp pode gerar ansiedade, pois os usuários ficam cientes de quando outras pessoas estão ativas ou ignorando mensagens.
Desativando essa função, você diminui as expectativas sociais e a pressão para estar constantemente disponível.
E normalmente as demais pessoas não sabem quando ou se estamos ocupados naquele momento. Entendem que “estar online” significa “o outro está tão disponível quanto eu para conversar e responder as minhas mensagens”.
Esse é um erro grosseiro que muitos cometem, mas não é algo que podemos controlar nas outras pessoas. O que está ao nosso alcance é não informar que estamos online.
Para aqueles que usam o WhatsApp para trabalho, esconder o status online evita que colegas ou clientes esperem respostas imediatas.
A medida é especialmente útil para manter limites claros entre vida pessoal e profissional, inclusive para só responder aos contatos comerciais ou profissionais quando isso for necessário.
É só você combinar direito com as pessoas com quem você quer ou precisa contactar ao longo do horário comercial que você vai responder às interações, mesmo que o seu status esteja (em teoria) offline.
O ajuste também permite que você decida quem pode ver seu status online e quando foi a última vez que esteve ativo.
Dessa forma, você acaba de conquistar um nível adicional de controle sobre quem tem acesso às suas informações pessoais, limitando um pouco mais quem tem acesso ao seu tempo.
E falando em privacidade…
A ocultação do status online é, talvez, a forma mais eficiente de proteger sua privacidade contra pessoas que podem se tornar obcecadas por rastrear suas atividades no aplicativo.
É seu direito estabelecer quem pode ver você online no WhatsApp ou em qualquer outro aplicativo online.
Ponto final.
Como ocultar o status online no WhatsApp
Se você finalmente se convenceu de que vale a pena ocultar o status online no WhatsApp, chegou a hora de ativar essa função no aplicativo para alcançar a paz de espírito que você tanto deseja.
Para implementar essa mudança e ganhar mais tranquilidade no aplicativo, siga estas etapas simples (a dica funciona tanto no Android como no iOS):
- Abra o WhatsApp e vá até o menu de configurações.
- Toque na opção “Privacidade” para acessar as configurações relacionadas.
- Para “Quem pode ver meu último visto?”, escolha “Ninguém” ou personalize com exceções.
- Em “Quem pode ver quando estou online?”, faça o mesmo ajuste para limitar quem pode ver sua atividade.
A partir de agora, ninguém (exceto aquelas pessoas que você escolheu) poderá ver quando você está online no WhatsApp.
Ao mesmo tempo, existe a regra de reciprocidade. Ou seja, você também não vai ver o status online dos demais contatos.
Existem alguns métodos alternativos para descobrir quando alguém está online no WhatsApp, mas isso é assunto para outro artigo.
O mais importante é que essa dica é muito importante para que você dê um passo decisivo em direção a uma vida digital mais equilibrada e menos estressante.
Algumas pessoas poderão até questionar a sua escolha, mas é o seu direito. Aliás, cada usuário tem o direito de gerenciar sua presença online conforme achar melhor.
Logo, não se sinta culpado em buscar uma experiência mais segura e confortável no aplicativo. E viver uma menor pressão para interações sociais é um bem que você está fazendo para você mesmo.